O ÍNDIO DESCOBRIU PRIMEIRO



Quem descobriu o essa Terra que chamamos hoje de Brasil foram os indigenas. Para descobrir um local é necessário que se conheça sua fauna, flora, serras, rios, ter conhecimentos do meio ambiente, manter uma relação cultural e espiritual com os seres da natureza. Na época do contato dos portugueses com os indígenas em 1500 até 2012 foram encontrados várias tribos nativas desta terra, muitos foram massacrados, outros reduzidos em aldeamentos que originou o povo brasileiro. Mas ainda tem muitos povos indígenas a serem encontrados, os chamados ” Indios Isolados “, portanto o Brasil não foi descoberto ainda, tem muita coisa a ser descobertas. Falta descobrir muitas espécies de animais, plantas na Amazonia e em todo território nacional. Os índios tem os nomes em suas línguas das espécies conhecidas de seres vivos, dos lugares onde viveram. Na língua portuguesa do Brasil estar repleta de nomes indígenas em tudo, na cultura, costumes, alimentação, história etc . As aldeias indígenas atualmente são feitas de casas de alvenaria, tijolos, telhado de argila, com antenas parabólica.  As Ocas são em muitas são casas com televisão, telefone celular, o indígena tem relógio, estuda em Universidade. Isso tudo estar assim porque muita coisa aconteceu no passado para o Brasil estar com cidades, aeroportos, com aviões, automóveis. Acho que quase todo mundo já conhece um pouco a história das transformações do Brasil Colônia  ao Brasil República não se deu por acaso, morreu muitos indígenas pelas bandeiras, em aldeamentos, por doenças , com a miscigenação dos povos formou-se a sociedade brasileira .  Nhenety KX.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Atualidade Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em Ser Índio



3 Comentários

  1. Luis Antonio da conçeição -  

    temos que protejer mais os nosso brasilerinhos,criair uma politica honesta,alguns dos nossos Indios estão pessando fome,não temos esperança em alguns politcos egoistas que só pensam em si(aumentar seus próprios Sálarios) vamos respeitar mais os nossos indiosTupã,Deus,Nosso Senhor Jesus Cristo vai honrar o verdadeiro Cristão que olha pelo seus Semalhantes.

    27, maio 2012, 8:40pm  -  Responder →
  2. Mônica Lopes -  

    Em 2002 tive a gratificante experiência de participar de um congresso dentro de uma aldeia Potiguá, lá na Paraíba. Amei dançar o Toré junto a todos. Conversar com as pessoas. Receber todo o carinho com que nos receberam. Na ocasião várias aldeias se juntaram.
    Que riqueza de cultura.Sou de etnia branca, mas no meu coração tenho a indígena também.
    Parabéns pelo site, espero que com isso nossos queridos indígenas se encontrem mais, se valorizem muito mais.
    São muito preciosas as culturas indígenas (os diversos povos) que desde 20 mil a.C se desenvolveram e povoaram as terras que só a 500 anos se chama Brasil. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_indígenas_do_Brasil)
    Por favor, não deixemos que mais nenhuma cultura indígena se perca.
    Coragem! E caminhemos juntos. Para fazer uma humanidade melhor, com suas diferentes facetas culturais.
    Espero que este site continue e multiplique. Que Deus os abençoe.

    07, janeiro 2013, 11:48am  -  Responder →
    • Nhenety Kariri-Xoco -  

      Valeu Monica por participar do Indios Educa, ficamos gratos por sua atenção. Abraços Nhenety KX.

      08, janeiro 2013, 7:27pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →