VALOR DA PUÇANGA MACUXI



A puçanga na cultura macuxi é um nome que se dar a uma planta e é utilizada a batata ou a folha verde para curar a pessoas ou enfeitiça-lo é de uso exclusivo dos mais velhos de uma comunidade indígena.

Existem puçangas que dar coragem as pessoas, puçangas para namorar e ate para casar, existem também puçanga para feitiços como: sentir muita dor de cabeça, criar ferida braba, e coceira assim por diante.

Planta utilizada como puçanga - Cultura makuxi

A puçanga tem varias finalidades como, por exemplo: existe a puçanga para a mulher ter filho rápido sem sentir muita dor, que é uma semente de amendoim pequena que existe apenas com parteiras indígenas e a mulher come duas sementes e depois espera dar à luz a criança ou também passa a folha na barriga.

Existe também a puçanga para pegar peixe no rio, lago, igarapé o homem macuxi quando vai pescar e o peixe não quer pegar, então é só passar a puçanga na linha do caniço ou na mão do pescador e só assim aparece peixe do nada.

E para cada uso de puçanga tem um limite de crença e respeito quando for usar esse elemento da cultura, pois a puçanga é um pajé e que também se alimenta a partir das ações ou efeito que acontece em uma determinada atividade.

Um exemplo que posso citar é o caso da puçanga quer serve para pegar peixe. À partir que o homem passa a utilizar a puçanga a pessoa tem alguns limites que deve ser respeitado tem que guardar em lugar seguro onde nem todas as pessoas possam ter acesso, mais sim o dono.

E tem que ter muito cuidado porque toda vez que pegar o peixe com o uso da puçanga não pode jogar espinho em qualquer lugar e se jogar em qualquer lugar as pessoas podem urinar em cima ou jogar cinza e a punga fica ruim as veze e passa a maltratar o dono fazendo ficar cego ou panema (pessoa ruim de tudo).

Atualmente na cultura macuxi as pessoas que utilizavam bastante no passado morreram e alguns se encontra vivos e a puçanga é um elemento da cultura que estar presente no dia dias das pessoas e o mais importante é que esses usos acontece não como era no passado mais sim de vez em quanto.

Autor: Elder Silva Marques

  Acadêmico de Gestão Territorial Indígena – UFRR

Colaborador do Portal Índio educa

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em História



Sem comentários

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →