TEMPO ZANGADO



A pratica do tempo zangado não acontece por acaso mais sim por falta de conhecimento dos valores culturais, pois o fenômenos natural acontece devido a crença que o macuxi respeita e que estar interligado com a natureza.

Imagem que representa o tempo zangado, causado por fazer coisas erradas na natureza

Existem vários métodos para se zangar o tempo, o tempo zangado acontece da seguinte forma: primeiramente para o povo macuxi respeitar o meio ambiente é uma pratica da própria convivência onde tudo tem um valor e significado nos lugares como serra, campo, matas rios igarapés cachoeira, em urnas funerárias, lugares sagrados e sítios arqueológicos.

Um dos exemplos práticos acontece quando em um igarapé onde não tem acesso de pessoas em lugares distantes da comunidade então existe um chefe da serra ou dono do lugar que é conhecido como wamari (ser espiritual invisível que é dono ou chefe de determinado local)que costuma capturar espírito da pessoas que comete risco a natureza.

O que é de costume que sempre acontece é quando poẽm pimenta em um igarapé e logo o wamari não gosta pois ele é inimigo da pimenta e quando sente fica logo irritado e então começa logo fazer um temporal com vendaval raios e trovões enche os igarapés e com vento muito forte vem trazendo árvore e galho para cima da pessoas que fez o mal com o lugar acima citado.

O santo remédio é apenas a oração de um pajé ou um benzedor e que tem o poder de calmar o tempo e assim volta tudo normal mais fica um silencio que nem grilo canta nem passarinho canta fica tudo parado os animais ficam assustado.

Muitas vezes isso não acontece com pimenta mais também com pessoas de luto ou mulheres menstruada quando tocam e em um lugar sagrado ou em igarapé. Por issotem que respeitar os limites que a cultura apresenta .

 

Autor: Elder Silva Marques

  Acadêmico de Gestão Territorial Indígena – UFRR

Colaborador do Portal Índio educa

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em História Clique aqui para ver todas as matérias em Mitos e Verdades



Sem comentários

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →