CANSEI DE SER CIVILIZADO! AGORA VOU SER SELVAGEM!



FOTO - ILUSTRATIVA - RETIRADA DA INTERNET E REEDITADA PARA ADAPTAR-SE AO TEXTO

A maneira mais simples de caracterizar um índio é dizer: ele mora na mata. Pelo contrário, quando pedimos para caracterizar de uma forma alguém não indígena, a resposta é: Ele é um civilizado. Mais nunca se para para pensar que: Um índio pode ser um civilizado?
Se formos buscar no dicionário a palavra civilizado, iremos encontrar: “Que possui os costumes e idéias próprios ao estado de civilização. Bem-educado, cortês”, essa palavra ainda vem acompanhada dos sinônimos: “aprimorado,bem-educado, correto, e urbano”. E se formos agora buscar a o significado da palavra Índio, encontraremos: “Que faz parte de um grupo étnico ”, que também carrega o sinônimo de: “Indígenas e Selvagem”
Agora se formos analisar além só significado, e partindo um pouco para o que aprendemos nas escolas, iremos analisar que, o não-índio faz parte de um grupo étnico, e o índio possui costumes e ideias próprias ao estado de civilização, e também é bem educado e cortês.
Para analisar esses nomes na história Brasileira, começaremos com a invasão do Brasil em 1500, quando aqui chegaram os não-índios (Portugueses) e encontraram nesta Terras pessoas que eles denominaram Índios. A história do Brasil, é marcada por, guerras, lutas e mortes e esses dois personagens sempre estão ativos dentro dessa história.
Quando aqui chegaram os portugueses, estimasse que aqui na América do sul tinha cerca de 30 milhões de habitantes (os Índios), e no Território que hoje chamamos Brasil, estima-se uma população de 2 a 4 milhões moravam aqui. Essa população foi escravizada, perseguida, e morta pelos civilizados que aqui chegaram em 1500.
Então é notável que na história do Brasil o “Civilizado Português” tem como atitudes da civilização: Matar, Roubar, Saquear, Enganar, Mentir, Escravizar, perseguir, e outras atrocidades que esse civilizado portugueses cometeram.
Por outro lado, o “Índio Selvagem” desde o incio de nossa história, foi amigo, receptivo, ajudou os invasores a demarcar o que hoje são as fronteiras do Brasil, ajudou os invasores me guerras, ajudou a dar uma identidade ao País que hoje chamamos BRASIL,
Se ser Civilizado é querer ser mais que os outros, é carregar nas costas e no rosto a arrogância, é querer conseguir seus objetivos através da submissão dos outros, é matar, é roubar, é enganar… eu prefiro continuar ser o Índio Selvagem.

No tags for this post.


Matérias recentes publicadas em: Ser Índio



Clique aqui para ver todas as matérias em Ser Índio



4 Comentários

  1. O Mau Selvagem -  

    Não quero ser civilizado como o homem branco que mente, confunde e apunhala. Quero ser “selvagem” como um índio, que anda descalço, come com a mão, mas tem a ternura e a pureza cravadas em sua personalidade.
    Rejeito e renego os valores da civilização cruel.

    23, novembro 2012, 3:30pm  -  Responder →
  2. Getulio Solon da Silva -  

    Muito importante! Essas informações magoam nossas feridas, mas renovam a nossa coragem de guerreiros, no sentido de lutar para quebrar o preconceito, discriminação, imposição que continua pertubando a nossa dignidade e diferenças de povos. Continuem. Parabens!

    19, dezembro 2012, 9:15pm  -  Responder →
  3. Socorro Batista -  

    A pessoa quando nasce é civilizado? impor uma “civilização” distorcida e degradada ao indio que sabe como viver feliz, induzir a suicídios e alcoolismo, que civilização é essa?

    23, março 2013, 9:13am  -  Responder →
  4. Carlos -  

    Fato!!!
    Mil vezes índio selvagem <3

    08, agosto 2014, 9:21pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →