NOSSA CAÇA



A caça aqui citada é armada e arquitetada pelos povos makuxis da comunidade indígena São Jorge, localizada na Terra Mãe Raposa Serra do Sol:

A caça é organizada em um malocão comunitário. Primeiro escolhem o lugar, daí preparan-se as armas: arcos, flechas, algumas armas e munições não indígenas, laços e outras armas indígenas. Na reunião alguém fica responsavel para ver o lugar antes da caçada, esse alguém normalmente é o tuxaua (lider), depois reúne tuxaua e os caçadores para arquitetar a fase final.

No dia da caçada vai homens, mulheres e jovens. Então cada um fica com uma tarefa alguns homens entram nas matas e serras seguidos pelas mulheres e jovens e os atiradores se posicionam em lugares onde provavelmente passará as caças que serão acoadas.

Os que entram serra adentro gritam, assobiam, jogam pedras espantando as caças em direção aos atiradores e arqueiros. Ali eles abatem as caças, e no caso do veado as vezes é preciso segui-los e laçarem de cavalos.

No final da caçada a comunidade se junta e é responsabilidade do tuxaua dividi-lo as caças entre as pessoas presentas na caçada, no final todos vão felizes pra casa com suas caças.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em História



2 Comentários

  1. Daniele Vasconcelos -  

    Muito interessante a cultura indígena
    Gostei!

    12, abril 2014, 8:50am  -  Responder →
  2. Daniele Vasconcelos -  

    Muito interessante e importante a Cultura Indígena
    Gostei! :)

    12, abril 2014, 8:51am  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →