O índio mora em oca?



Introdução: Será que isso ainda existe? Onde moram hoje? São capazes de morar em apartamentos?

 

Tempos atrás quando o Brasil passou a ser Brasil, era comum para os parentes indígenas construírem suas casas em formatos redondos, cobertas de palha ou de palmeira e com paredes da mesma palha, de barro ou de tabuas e troncos, que pode ser habitada de forma coletiva ou não, chamadas de ocas.

Há quinhentos e onze anos atrás, quando a nossa Terra mãe foi Invadida, alguns povos indígenas moravam em lugares diferentes: casas feitas a palha, ou a madeira a e barro. Cada Família tinha sua casa.

Em pleno seculo 21 há quem acredite que indio para ser indio tem que morar nessas respctivas ocas, e em algumas aldeias ainda há famílias que residem em nesta respctiva habitaçao. Todavia sabemos que o mundo gira em torno da globalizaçao, e nós indigenas (assim como qualquer outra pessoa) somos predispostos a aderir a tais avanços tecnológicos se julgarmos necessarios para facilitaçao de nossas vida. Assim como cada país ou região tem sua forma típica de moradia, e procuram melhorar para conforto de sua família, assim tambem somos nós povos indigenas, todavia a cultura permanece viva indepente da habitaçao ou do local em que vivemos ou estamos. O que faz o indio ser indio não é a moradia em sim, mas a tradiçao e rituais que se revive a cada dia, as lembranças fortes repassadas de pais para filhos seja em ocas, casas urbanas ou apartamentos, uma vez indio sempre indio.

A sociedade Brasileira tem mudado bastante com relação as suas moradias, muitos moram em prédios, ou em casa menores e ainda encontramos os ribeirinhos que fazem suas residências em beiras de rios. Nós povos indígenas também, muitos vivem nas suas aldeias em Casas de tijolos, coberta com telhas, ou em casas feitas com barro cobertas com palhas de buriti ou de outras palmeiras. Ainda tem índios que moram em grandes apartamentos próprios ou alugados em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

(caso vocês tenham fotos sobre as diferentes moradias podem anexar)

 

 

 

Fale com o Indio!

 

Seja bem vindo, neste chat, vc tem a oportunidade de conversar, construir amizades, e tirar duvidas freqüentes, será gratificante o compartilhamento de idéias e a interação entre nós e outros amigos(as), vá em frente e divirta-se em um bate- papo saudável e cheio de cultura.

 

Olá bem vindo ao nosso bate papo indígena, aqui você poderá traçar uma idéia com um índio, poderá falar de aldeias, de cidades, de universidades e outros. Venha também tirar suas dúvidas sobre nossos povos.

Estamos aguardando você aqui!

No tags for this post.






20 Comentários

  1. Ana Carolina Coimbra -  

    Este site informativo é o maior exemplo de interculturalidade dentro dos processos educativos, vos parabenizo por esta ação, e saibam que sempre estarei aqui para ajudá-los no que for necessário. Sou uma eterna apoiadora e luto por direitos iguais a todos. Tenho o maior orgulho de ter conhecido pessoas maravilhosas como vocês.

    Um grande abraço,

    Prof. Ana Carolina Coimbra, Recife-Pernambuco.

    12, outubro 2011, 9:59am  -  Responder →
    • sabrina marques -  

      O prazer é todo nosso, é bom saber que existem pessoas inteligentes como vc que acreditam na força da interculturalidade! Abraços…

      24, outubro 2011, 8:04am  -  Responder →
  2. marineide(karu&ecirc -  

    Sou índia,moro em apartamento,mas quero ter contato com meus irmãos índios que moram em aldeias, isso para mim é muito gratificante, e nunca deixarei de ser índia,não importa onde moro,com quem vivo,o que faço… sempre serei a karuê.

    12, outubro 2011, 11:04am  -  Responder →
    • sabrina marques -  

      É isso aí parente, o importante é sua cultura, suatradição e rituais, uma vez índia sempre india. E viva o povo KARUÊ!

      24, outubro 2011, 8:12am  -  Responder →
  3. Denivaldo Cruz -  

    Otima idéia deste site, assim os que nos caracterizam como indios americos podem nos conhecer mais e nos respeitar.

    13, outubro 2011, 8:38am  -  Responder →
  4. Fernando Fernandes N -  

    Olá a todos, quero parabenizá-los pelo excelente trabalho!

    13, outubro 2011, 6:57pm  -  Responder →
    • sabrina marques -  

      Obrigada Fernando!

      24, outubro 2011, 8:15am  -  Responder →
  5. Beth Mendes -  

    Muito educativo e esclarecedor

    de uma forma facil e agradavel

    E oque precisamos.

    Parabens… gostei muito;

    13, outubro 2011, 8:41pm  -  Responder →
  6. Monaliza Makuxi -  

    Muito bom esse site.. vai um ser um lugar para debatermos sobre o que acontecem em diferentes lugares de nosso Brasil. Além de tudo Conhecer os irmãos indígenas. Muito boa a iniciativa. Parabens!

    14, outubro 2011, 12:50pm  -  Responder →
  7. david eduardo -  

    que bom este site, já estava na hora…. boa sorte galera, abraços

    20, outubro 2011, 9:45am  -  Responder →
  8. lêda -  

    sábias palavras.não é o espaço em q você está inserido que vai dizer quem você é. E realmente, em pleno século xxI até o homem das cavernas iria querer usufruir do conforto que a globalização trouxe.

    25, outubro 2011, 2:30am  -  Responder →
    • sabrina marques -  

      Você tem toda razão Ièda. Abraços….

      26, outubro 2011, 7:33am  -  Responder →
  9. Gil Lacerda -  

    Gostei muito do site. Estou aprendendo muito. Uma dúvida: as habitações mudam e outras coisas também, mas o que não muda na cultura indígena?

    07, fevereiro 2012, 11:23am  -  Responder →
    • nhenety -  

      Olá Zahlgil o termo ” Indio ” é muito amplo, cada povo indigena tem uma cultura, uma lingua e no Brasil são muitos povos. Cada sociedade ( Comunidade) indígena tem seus valores de possíveis mudanças, tem povo que não abre mão de jeito nenhum de certos rituais de passagem iniciação, dar nome a criança, leis de composição da familia estar mudando bastante em certas tribos, tudo é importante mas depende da complexidade de coisas que deram origem aquele povo no mundo, por exemplo em certas tradições ancestrais que perduram até os dias atuais de tribos do Nordeste após 512 anos de contato com a civilização européia ainda mantém os rituais.

      23, fevereiro 2012, 5:23pm  -  Responder →
  10. Denise Senna Olsson -  

    Oi gente! Parabéns pelos trabalho, viu?! Nós todos devíamos aprender mais sobre os indios nas escolas e compartilhar mais, dar-nos conta de tanta que nao é feita pelos verdadeiros cidadaos brasileiros. Um bom final-de-semana para voces todos. Tudo de bom. Denise Olsson

    01, setembro 2012, 5:22pm  -  Responder →
    • Marina Cândido Marcos -  

      Olá Denise, agradecemos o comentário!
      Nosso trabalho tem esse intuito mesmo de compartilhar nossas histórias, nossa cultura.
      Abraços

      03, setembro 2012, 11:57pm  -  Responder →
  11. Angelina -  

    Parabéns por esse espaço!! Estou preparando uma feira cultural com meus alunos do terceiro ano do ensino fundamental I e estava procurando uma forma de romper com aquela imagem preconceituosa do índio de tanguinha com cocá na cabeça e fazendo barulho com a mão na boca.
    Assim resolvi explorar o tema :Ser índio no século XXI.Foi ai que encontrei vocês e estou maravilhada com o conteúdo.Vou montar salas temáticas exemplo o índio na politica,as tribos indígenas,a cultura do índio no século XXI.Então eu lhes peço a vossa colaboração,dicas e sugestões serão bem vindas.

    02, novembro 2012, 9:37am  -  Responder →
    • Sebastian Gerlic -  

      Achei ótimo seu comentário!
      Quero aproveitar para lhe pedir um favor… Adoraríamos, que apos sua atividade, voce viesse compartilhar um pouco do que foi feito e das opinioes dos “teus ” alunos… Aproveitar este espaço para construirmos uma ALIANÇA entre pessoas que queremos EDUCAR para a valorização da diversidade! Abraços, Sebas, colaborador deste Rede!

      02, novembro 2012, 4:24pm  -  Responder →
  12. Jose Perez -  

    Hola!,
    Comenzare diciendo que cuando me entere de los indios del xingu quede impresionado con su cultura, de tal manera que no he parado de leer sobre ustedes, este interes ha llegado al estremo de interezarme por aprender a hablar portugues y planificar un viaje a Brazilia y luego a las aldeia de kuirkuro, Kamayura, Yawalipiti entre otras, solo estoy esperando como son las excursiones, si son por aire, por rio o por carretera.
    Abrasos para todos.

    10, novembro 2012, 9:48pm  -  Responder →
  13. luiz thiago -  

    tou na escola

    10, abril 2013, 5:04pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →