O ÍNDIO, OS LIVROS DIDÁTICOS E O SENSO COMUM



Para muitos mal desinformados nós índios não vivemos mais na selva, aliás, meu povo o “makuxi” nunca vivemos na selva, pois somos de uma região de Lavrado. Outro sim, não vivemos mais “pelados”, mais não por acaso, esquecemo-nos de nossos trajes, eles estão em casa, guardado sempre a espera da hora certa. Algumas pessoas faz a ligação da palavra índio á Amazônia, e esquece que até as grandes regiões metropolitanas estão cheias de índios de diversas etnias.

 

Não queremos ser representados por uma figura genérica e atrasada

Se analisarmos com calma os livros que utilizamos em sala de aula, veremos que estas ideias ainda são propagadas neles, não generalizando, pois alguns tratam a questão indígena da forma correta e respeitosa.

A cultura indígena passa por processos de transformação, assim como qualquer outra cultura ocidental, mais de nenhuma forma deixamos de ser índio. O fato de usar os adornos e trajes indígenas não nos mais ou menos índios do que quando usamos calças jeans, tênis ou outra

coisa da cultura ocidental. Por isso pedimos aos autores de livros, e as editoras que mostrem a verdade, pois estamos cansados ter a imagem de um único índio, de uma única cultura, propagada paras a sociedade envolvente.

É essa imagem que queremos, ser representados por imagens reais e atualizadas

No tags for this post.


Matérias recentes publicadas em: Ajudando o Professor



Clique aqui para ver todas as matérias em Ajudando o Professor Clique aqui para ver todas as matérias em Atualidade



1 comentário

  1. Maria Aparecida Conde Zechini -  

    Os tempos mudam, a vida, é outra, tudo novo. temos que adquar às mudanças.

    28, março 2014, 11:10pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →