webcam
Ciência e tecnologia

Comprar uma webcam, conselhos e dicas

Se para você é importante compartilhar com a sua família e amigos momentos especiais via midia social, ainda mais se você mora longe, convém saber como comprar uma webcam. Uma webcam conectada ao seu computador te permite gravar vídeo, tirar e enviar fotos em tempo real ou conversar cara a cara pela Internet. Com tantos modelos existentes, encontrar o modelo certo pode ser difícil. Nesse artigo você encontrará dicas sobre como comprar uma webcam que atenda às suas expectativas e o seu orçamento. Normalmente nos tentamos a comprar o mais barato, mas como diz o ditado popular: “o barato pode sair mais caro”, por isso é bom ficar atento as suas reais necessidades e como encontrar a webcam ideal para você e que cumpra com todas as suas expectativas, por exemplo, se você precisar gravar vídeos de alta qualidade não adianta comprar uma webcam com uma baixa resolução de imagem porque será impossível corrigir a imagem pixelizada com nenhum tipo de programa.

Primeiro defina as razões de comprar uma webcam

A cada dia, torna-se mais essencial ter uma webcam de boa qualidade em casa para poder se comunicar com outras pessoas. As novas smart TV, por exemplo, já vêm com o Skype integrado e por isso seria necessário comprar uma webcam para conectá-las e fazer chamadas de vídeo através delas, embora por gosto pessoal, prefiro comprar uma boa webcam separadamente e usar meu computador. O principal motivo é que, se você comprar a webcam para sua TV, além de ser mais cara que as outras, ela não funcionará no seu computador e você também não terá outra opção a não ser usar o aplicativo que vem instalado na TV. Concordo que o Skype é um ótimo aplicativo, mas existem outras alternativas, como o Hangout, que você também poderá ter no seu telefone. Mas independente do gosto pessoal de cada um, ter uma webcam em casa, hoje em dia é um item que não pode faltar.

Qualidade de imagem

Uma webcam de alta resolução é essencial para a maioria dos usuários: quanto menor a resolução, mais pixelizada a imagem aparece na tela. A maioria das webcams modernas suporta apenas captura de vídeo de alta definição. Procure uma resolução de captura de vídeo de 720p ou superior. Se você optar por uma resolução padrão, um ponto inicial de resolução decente será 640 x 480 e se pode ser maior será melhor na maioria dos casos, mas nenhuma das configurações fornecerá a qualidade de vídeo que você pode esperar de uma alta definição.

Webcam com microfone incorporado?

Continuamos com a possível presença de um microfone embutido e a capacidade de tirar fotos, dois recursos que estão se tornando um padrão. Se você precisar, procure uma webcam que tire fotos de pelo menos 2 megapixels, é possível encontrar modelos com uma resolução fotográfica de 15 megapixels. Por sua vez, o microfone também será importante para muitos, principalmente para quem deseja usar sua câmera para videoconferência. Uma webcam com microfone embutido nos permitirá gravar e capturar nossa voz ao mesmo tempo, sem precisar comprar um microfone separado ou usar um fone de ouvido. Se, por outro lado, estamos procurando algo para transmitir e gravar vídeos, o microfone não é tão importante, pois geralmente precisamos adquirir um microfone separado, para capturar nossa voz com qualidade muito mais alta do que uma câmera.

Quais são as melhores marcas de webcam?

Nem todas as webcams rodam em todos os PCs ou sistemas operacionais. Antes de pensar em comprar uma webcam tenha em conta as configurações do seu PC e sistema operacional e verifique os requisitos da webcam que chamaram sua atenção. A maioria dos modelos exige uma velocidade mínima do processador e requisitos de memória. Se o seu PC for novo, provavelmente atenderá aos requisitos mínimos, mas se você planeja trabalhar com vídeo HD em um sistema mais antigo, poderá ter problemas de compatibilidade. Agora se você quiser comprar webcam de qualidade garantida você poderá optar pelas: Tacens Mars Gaming MW1 Webcam, Logitech HD Pro C920, Razer Kiyo, entre muitas outras marcas.

As webcams mais vendidas

Depois de ter o computador perfeitamente organizado para trabalhar em casa, você precisará se equipar com todos os tipos de periféricos e um dos itens que não pode faltar para que você possa continuar participando das reuniões semanais ou mensais que ocorrem no seu escritório é a webcam. Normalmente, as câmeras dos notebooks são geralmente de baixa qualidade e as de mesa, precisam ser de boa qualidade e que atendam seus requisitos. Portanto, é importante que você encontre a webcam perfeita e por isso te apresentamos as cinco webcams mais vendidas, dentre as quais você achará a mais adequada: Gezichta Webcam, Papalook PA452, KKmoon Webcam, Razer RZ19, Logitech C270.