DIA DO INDIO: SE COMEMORA OU SE INDIGNA?



Mês de Abril é conhecido nas “questões” indígenas justamente pelo dia 19 de Abril, que para muitos é “o” dia do Índio. Mais que para nós indígenas não se trata nada mais nada menos que “um” dia do índio. Tantas datas iguais a essa já se passaram, umas comemorativas, festivas e outras composta por manifestações, repúdios e pedido de socorro por parte dos Povos Indígenas.

19 de Abril Não é data comemorativa para os povos indígenas

Esta data, 19 de Abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 do ano de 1943, e relembra o dia, em1940, no qual várias lideranças indígenas do continente americano resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Então está bem claro, que essa data não foi criada em circunstancias festivas, muito menos de comemoração. A data implantada relembra o esquecimento e as dores dos povos Indígenas.

Atualmente vivemos ainda sobre o mesmo clima que naquela época pairava. O clima de medo e de terror que impediu que as lideranças indígenas entrassem naquele congresso no primeiro dia. Hoje temos medo de dar entrevista, medo de lutar por nossa terra, pois quando fazemos somos perseguidos, torturados e até mortos.

No Brasil atual, não se encontra motivos para se comemorar o dia do Índio, pois o que temos em nossas mãos, são lágrimas de dor e de desespero, e como se isso não bastasse somos pressionados a deixar de lutar pelas nossas Terras, pelos nossos direitos e por tudo que nos pertence.

Caro Leitores, no dia 19 de Abril, não queremos o seu elogio, ou Felicitações, ou Parabéns, a única coisa que queremos de Vocês é o respeito pelo Povo Indígena!

No tags for this post.


Matérias recentes publicadas em: Ajudando o Professor

Matérias recentes publicadas em: Ser Índio



Clique aqui para ver todas as matérias em Ajudando o Professor Clique aqui para ver todas as matérias em Atualidade Clique aqui para ver todas as matérias em Ser Índio



5 Comentários

  1. Paula -  

    Muito bom, passarem a realidade de vcs para toda sociedade, porém muitos fecham os olhos e não querem enxergar a verdade, a discriminação ainda é muito grande em nosso país, se expressa um país de diversidade mais se esquecem que também é um país de desigualdade e pior ainda, preconceito. É preciso abrir os olhos do Brasileiro e mostrar a realidade! acordar esta gente que se diz solidária, mais no fundo são pessoas que se preocupam apenas com seu EGO. Acorda Brasil vamos viver a felicidade da nossa biodiversidade com muita alegria.

    19, abril 2013, 10:05pm  -  Responder →
  2. Manuella Vieira -  

    Excelente! Estou com vocês companheiros! Não devesse temer e sim usar essa ferramenta(internet) para compartilhar essas informações, esses conhecimentos, conquistarem forças para ajudar aqueles que estão cegos para a realidade indígena à enxergar a PURA verdade! Estou com vocês!

    13, agosto 2013, 11:15pm  -  Responder →
  3. Julia Veiga -  

    A nossa história, a história do povo brasileiro tem que ser contada com base na verdade. Geralmente quem conta a história, ou contou até agora, foi o europeu dominador, invasor, ladrão, estuprador. Africanos e Indígenas têm a visão do lado vergonhoso da história, que perpetuamente vem sendo repetida, embasando o preconceito de muita gente. É hora de indignação com relação a isso e de cobrar do ministério da educação a verdade sobre os fatos nos livros didáticos.

    20, agosto 2013, 11:20pm  -  Responder →
  4. Dia do Índio e da Índia: MULHERES INDÍGENAS NA REDE POR DIREITOS | THYDÊWÁ -  

    […] Rede Índio Educa: Dia do Índio: Se comemora ou se Indigna? http://www.indioeduca.org/?p=1918 […]

    26, julho 2015, 8:49pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →