O tal descobrimento do Brasil



Se fomos observa a forma de como os livros didáticos ainda tratam o tema “Descobrimento do Brasil” observaremos que se abre um precedente de um novo Descobrir. Hoje a mais de 510 anos de invasão, nós ainda tetamos descobrir o que uma delegação de pessoas que desembarcaram em prais brasileiras descobriram. O Nosso país estava escondido? Estava abandonado? Ou aquela equipe se deparou com um grande tesouro terrestre e quis escondê-los para si?

Questionar essa forma ajuda os alunos a entender que esse tal descobrimento não aconteceu como contam os livros didáticos. Se descobrir é chegar em um lugar já habitado e dizer que é meu? Dizer para os verdadeiros donos daquele lugar: A parti de hoje esse lugar nos pertence, e que vocês procurem outro lugar pra vocês. Dessa forma descobrir é simples.

Agora observe que se montássemos uma caravana de indígenas em grande números e chegássemos em Brasília que é nossa capital federal, e de repente pegamos eles de começássemos atirar, flechar, bater neles e depois nos intitulasse de “Descobridores de Brasília” o que os alunos de hoje achariam?

Agora comparamos o tal descobrimento do brasil com o nosso “suposto descobrimento da Cidade de Brasília”, não seria a mesma coisa? Observe que o descobrimento não passou de uma invasão de nosso país por estrangeiros que queria apenas nos roubar, matar e destruir.

Caro professor, questione seus alunos sobre o descobrimento e não deixe que eles saiam dos bancos escolares e entram na universidade com uma visão reciproca e equivocada, você é o exemplo do seu aluno, se você continuar tratando a invasão de descobrimento ele também vai aprender e repassar isso.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Ajudando o Professor



12 Comentários

  1. Givanildo -  

    Olá, Alex. Fui ensinado na escola secular sobre o “descobrimento”, mas como ensinar este assunto na escola sem gerar preconceito? Um exemplo: como ensinar que esta terra foi invadida para menido que tem uma mãe indígena e o pai português?

    25, junho 2012, 7:59am  -  Responder →
  2. Givanildo -  

    Olá, Alex. Fui ensinado na escola secular sobre o “descobrimento”, mas como ensinar este assunto na escola sem gerar preconceito? Um exemplo: como ensinar que esta terra foi invadida para menino que tem uma mãe indígena e o pai português?

    25, junho 2012, 8:01am  -  Responder →
    • Sebastian -  

      Givanildo:

      Nem o pai e nem a mãe foram responsáveis pela invasão que aconteceu 500 anos atras…
      Mas qual é a educação que eles promovem pra a criança?
      Eles educam que INVADIR é bom? Ou que Respeitar é bom?

      Nos nossos dias atuais muitas pessoas defendem o livre comercio, a repressão armada, a cadeira elétrica, a pec 215, o código florestal…. Outros defendem a vida! Outros sabem que a unica saída deste sistema doente chamado capitalismo é o SISTEMA MÃE TERRA.

      Para mim quem defende o SISTEMA MÃE TERRA é indígena e pouco me importa em que pele, nacionalidade ou condição financeira esta encarnado!

      As escolas e os pais devem ensinar a compreender quem esta a favor da vida e quem esta contra… Para que as pessoas possam ter consciência quando das escolhas e em cada uma de suas ações.
      Educar que existiu e que ainda existem INVASÕES é uma forma de prevenir a continuidade das mesmas! Educar para que as pessoas nao prejulguem pela nacionalidade ou pela etnia, mas que enxerguem com o coração quem pulsa pela vida ou quem em forma egoista promove o genocídio.

      26, junho 2012, 1:50pm  -  Responder →
      • Givanildo -  

        Interessante o seu ponto de vista. Obrigado.

        26, junho 2012, 9:30pm  -  Responder →
  3. marcelo titihá -  

    muito massa !!!

    23, janeiro 2013, 9:06am  -  Responder →
  4. ANGELA -  

    AMEI ESSE BLOG.MUITO ESCLARECEDOR.

    17, abril 2013, 9:22pm  -  Responder →
    • Marina Cândido Marcos -  

      Agradecemos sua visita Angela!

      17, abril 2013, 9:32pm  -  Responder →
  5. Ana Pimenta -  

    Adorei o site!!! Parabenizo seus idealizadores pela brilhante ideia de disseminar tais conhecimentos, pois sabemos que muitos o desconhecem.

    27, agosto 2013, 4:17pm  -  Responder →
  6. cíntia -  

    Sou professora de 3º e 4º fundamental e sempre ensino aos meus alunos exatamente isto, que o Brasil não foi ‘descoberto’, pois já existiam pessoas em nosso país. Fico exultante em saber que ajudo-os a entender melhor a história do nosso país. PARABÉNS!

    08, abril 2014, 8:53pm  -  Responder →
    • Sebastian Gerlic -  

      Partilhe mais!!!!

      16, abril 2014, 7:36pm  -  Responder →
  7. katia -  

    gostei muito deste trabalho, acredito que vocês vão consegui me ajudar, pois tenho um projeto da faculdade voltado para acultura indígena, gostaria de saber se vocês podem entrar em contato comigo para esclarece algumas dúvidas sobre a arte produzida por vocês, desde artesanato a pintura corporal e seus significados fico no aguardo e agradeço muito.

    30, setembro 2015, 10:57am  -  Responder →
  8. Lêda -  

    Que ótimo encontrar um local onde podemos ler textos tão esclarecedores e que nos fazem refletir

    07, maio 2016, 5:14pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →