Ajudando o Professor



Caro professor, este portal lhe auxiliará em trabalhar a Temática indígena na escola. Sabemos da dificuldade encontrada em adquiri materiais para essa finalidade. Por isso nós criamos esse portal. Um diálogo entre nós indígenas desse lado da telinha e você do outro lado, para planejarmos uma aula para seus alunos.Nesse espaço você pode deixar suas dúvidas, e responderemos e publicaremos em forma de matéria para ajudarmos outros professores e pesquisadores.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Ajudando o Professor



44 Comentários

  1. Elizangela dos Santo -  

    Estou com dificuldades para conseguir material bibliográfico, para um artigo e meu TCC sobre Educação Indígena.

    14, outubro 2011, 1:55am  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Oi Elizangela, de que se trata seu TCC. Quer dizer alem da educação Indígena?

      Saudações Indígenas.

      20, outubro 2011, 1:04pm  -  Responder →
    • laura -  

      minha professora Vitoria nao gostou diso por que ela nao ta na minha casa e de tarefa para casa nao na escola ta bom beijo xau laura

      17, abril 2012, 6:39pm  -  Responder →
  2. Rosemary da Luz -  

    Olá;;;;adorei esse site….é um prazer…gostaria deaprender cada vez mais com vocês,, ,,

    14, outubro 2011, 11:24am  -  Responder →
  3. graça grauna -  

    Estimados parentes, fico muito feliz em ver um trabalho tão criativo, tão inteligente em torno da nossa cultura. Sou educadora indígena na área de literatura e direitos humanos. É com satisfação que divulgarei no blog Tecidodevozes a visão indígena. Que Ñanderu nos acolha. Graça Graúna

    15, outubro 2011, 10:54am  -  Responder →
    • Marina -  

      Graça querida! Obrigada pelo apoio da divulgação, é um trabalho muito bonito e relevante para os professores e alunos. E vamos disseminando nossa cultura, com esse lindo portal didático. Obrigada. Grande abraço.

      15, outubro 2011, 1:33pm  -  Responder →
  4. Ana rosa -  

    MUITO BOM TRABALHO…… NOSSA SOCIEDADE PRECISA APREENDER QUE EXISTE CULTURAS DIVERSAS E DIFERENCIADA E QUE PRECISA SER RESPEITADA……….

    DENTRO DESSA DEMOCRACIA…………….

    ESSE E O BRASIL?……………………BEIJOS ANA ROSA ALDEIA PANAMBIZINHO PROFESSORA DE GEOGRAFIA……

    16, outubro 2011, 3:25pm  -  Responder →
  5. Sandra Regina Gomes -  

    Meus parabéns a todos que idealizaram e realizaram este projeto grandioso para nossa cultura indígena brasileira. Tenho fé que é um dos muitos passos que teremos para disseminar o preconceito com nosso povo.

    17, outubro 2011, 1:27pm  -  Responder →
  6. Maria Alice Xavier -  

    Parabéns pelo site!

    Sou servidora da FUNAI – CR Tucumã e fiquei muito feliz por mais esta conquista – a autonomia de falar de si próprio. Também será muito útil para nós servidores novos, que temos muito ainda a aprender sobre a causa indígena.

    Sucesso nesse novo empreendimento e obrigada por compartilharem sua história e modos de vida!

    21, outubro 2011, 5:53am  -  Responder →
  7. Awrinã Patax& -  

    Me chamo awrinã leciono numa comunidade indígena que fica na Bahia onde tudo começou e preciso muito de orientação de profissionais da área para que eu posso desenvolver um ótimo trabalho em sala de aula..

    23, outubro 2011, 4:59pm  -  Responder →
  8. Maria José Ba -  

    Fiquei muito feliz quando descobri esse site. Ele é muito rico e tenho certeza que ajudará muito a todos nós. O passeio pelo site me esclareceu em muitas coisas. Espero dialogar bastante com vocês. Pois tenho muito interesse na questão indígena e conheço a sua importância. Sou graduada em história e as minhas pesquisas diz sobre as relações entre índios e não índios no século XIX…

    Até breve.

    Maria

    31, outubro 2011, 10:41am  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Olá Maria,
      Você gostaria de ser uma colaboradora nossa?
      Esse link ajudando o será construido a partir de idéias e dúvida de vocês professores e alunos.
      Se você tiver algo que nos compartilhe fique a vontade, de suas sugestões.
      Aguardamos.

      03, novembro 2011, 7:53am  -  Responder →
  9. scarlett dantas de s -  

    Olá! Adorei o site!

    Estou fazendo um projeto para uma matéria de licenciatura em Historia em que tenho que comparar o livro didático da escola convencional e alguns livros didáticos usados nas escolas indígenas. Onde eu poderia encontrar livros didáticos usados em alguma escola indígena? Eu conseguiria isso online?

    Agradeço a atenção!

    09, novembro 2011, 7:59pm  -  Responder →
  10. scarlett dantas de s -  

    Ah sim, esqueci de ressaltar que tenho que achar livros didáticos produzidos por indígenas! :)

    09, novembro 2011, 8:00pm  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Aqui no INSIKIRAN/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, tem livros produzidos por indígenas e para Indígenas, vc se interesse e diga o assunto especifico, poderei ver a possibilidade de encaminhar até vc, vou procurar saber se tem algo online. Abraços..

      11, novembro 2011, 9:27am  -  Responder →
  11. scarlett dantas -  

    Meu interesse são temas relacionados à História, como “identidade”, processos políticos…
    eu queria fazer uma análise de um livro didático de história feito pelos indigenas, voltado pra escola indígena. Qualquer escola! :( Não to encontrando nada… me falaram que tem, mas só me passam artigos de universidade…eu preciso mesmo de livro didático! Ou pelo menos, trecho deles!
    Já agradeço à atenção, Sabrynna! Muito obrigada!

    22, novembro 2011, 9:36pm  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Minha cara Scarlett Dantas, vou dar uma pesquisada aqui no INSIKIRAN, e ver algo que venha de encontro a sua necessidade, daí então veremos como fazer para que esse livro chegue até você. Apos confirmação, escreva (por aqui mesmo ou pelo fale conosco) sua cidade e estado para eu já ir vendo as facilidades de envio. Abraços, e nós Índio Educa que agradecemos sua participação, e desde já pedimos que divulgue esse site do qual você achou tão interessante, para seus parentes e amigos. Abraços, Saudações Indígenas.

      23, novembro 2011, 10:56am  -  Responder →
  12. scarlett dantas -  

    Sabryna, nao precisa me enviar… tenho que fazer esse trabalho o quanto antes. Pelo visto, vou ter que ir a FUNAI, ver se encontro algo lá. Não precisa ter o trabalho de me mandar! Heheh, vc já me ajudou muito!
    E pode deixar que eu divulgo, o site também estará nas referências do meu trabalho.
    Obrigada!

    23, novembro 2011, 11:08am  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Nós é que agradecemos, desde já conte conosco no que for preciso…

      23, novembro 2011, 11:25am  -  Responder →
  13. CLAUDIA LUNA -  

    Parabéns pela iniciativa. Sou docente da UFRJ e trabalho com as populações originárias da América Latina e suas manifestações culturais na Afro-Indo-Latinoamérica.
    Certamente aproveitarei muito o material deste site.
    Desde já, também, me coloco à disposição para colaborar e compartilhar.
    Abraço grande,
    Cláudia Luna

    28, novembro 2011, 8:30am  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Com certeza para nós é muito bom sabermos que podemos contar com sua colaboração! Pedimos, que compartilhe este site com seus amigos, colegas, alunos, família e etc. Para que cada dia sejamos melhor conhecidos e mais respeitados por todos.
      Grande Abraço…

      28, novembro 2011, 11:17am  -  Responder →
  14. Paulo Bento -  

    Ola,primeiro quero parabenizar a todos vocês por estar trazendo ao conhecimento de todos a cultura indigena e mostrando a realidade de um povo guerreiro, tenho oringem indigena da minha bissavó que era uma nativa desta terra, e anseio muito conhecer esta origem hoje estou me formando como professor de Quimica e gostaria de ajudar muito, mesmo sendo meio indio se estou certo disso,quero mostra esse lado da ciencia ao povo indigena desde ja deixo meus agradecimentos se puder ajudar estou a disposição

    05, dezembro 2011, 3:49pm  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Paulo, obrigada por ter gostado do nosso trabalho. E o melhor é que você está descobrindo sua identidade como indígena e deseja valorizá-la, e preciso dizer que, você já é um índio completo, pelo fato de não esquecer que de uma forma ou outra há um sangue indígena correndo em suas veias e que necessitas conhecer mais sobre sua origem. Seremos honrados em tê-lo como um de nossos colaboradores.Pedimos que você compartilhe este site com familiares, amigos, colegas de trabalho e com todos que precisam conhecer mais sobre os indígenas em prol da educação. Saudações indígenas.

      07, dezembro 2011, 10:56am  -  Responder →
  15. Sirlene Lopes Pataxó -  

    Olá, meu nome é Sirlene sou índia Pataxó e estudante de enfermagem da UFBA, atualmente faço parte de um projeto que trabalha a implementação da LEI 11.645/08, estaremos realizando nos dias 20 e 21 de dezembro de 2011 um seminário com o propósito de refletimos sobres as questões indígenas. Estarei divulgando o site de vocês para que os professores saibam mais sobre os povos indígenas. Gostaria de parabenizá-los por essa iniciativa e pela forma que abordam essa temática.
    Saudações Pataxó

    19, dezembro 2011, 1:13am  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Que maravilha você ter compartilhado conosco, com certeza estaremos ansiosos para saber sobre o resultado desse seminário, e compartilhe todo o material que você puder colher. Abraços…

      19, dezembro 2011, 10:45am  -  Responder →
      • Sirlene Lopes Pataxó -  

        agradeço pelo apoio, certamente estaremos compartilhando nossos materiais e vamos juntos colher os frutos de nossas ações. grande abraço

        20, dezembro 2011, 7:24pm  -  Responder →
  16. Nazaré Corrêa -  

    Muito boa a iniciativa. Tenho algumas propostas de ações voltadas para a educação de índiios. Com certeza o material aqui disponível ampliará as propostas em construção.

    29, dezembro 2011, 1:11pm  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Cara Amiga Nazaré,

      Muito obrigado pelo Contato, o grupo Índio Educa agradece sua iniciativa, assim como está disposto a estamos construindo juntos, pontes que rompem com o preconceito, e mostram realidades diferentes vividas pelos povos indígenas do Brasil Atual, gostaríamos de poder ajudar, assim como gostaríamos que se somassem com suas opiniões, e outros.

      Aguardamos.
      Grupo Indio Educa

      29, dezembro 2011, 6:42pm  -  Responder →
  17. Heitor Karai Awá-Ruvutxá -  

    Parabéns por esse blog maravilhoso!
    Gostei de todos os tópicos! Mas, este: O índio ensina é a verdade maior!
    O índio ensinou o homem branco a tomar banho todos os dias; Ensinou o perós a comerem mandioca, abóbora de todos os tipos do Brasil, o milho indígena, o amendoim gigante, a passoca (desculpem professores, não escrevo palavras indígenas com ç).
    O índio forneceu aos Institutos Agrícolas do Brasil centenas de cultivares desconhecidos do homem branco.
    O índio da Região Norte ensinou os brasileiros a tomarem o suco de Assaí!
    O Índio da Região Nordeste ensinou as delícias das frutas silvestres.
    O índio da Região Sudeste ajudou os perós a fundarem cidades.
    O índio da Região Sul ensinou os perós o caminho da Prata e a beber o Kaa (chimarrão) e o Índio da Região Centro Oeste ensinou o homem branco, ladrão de terras a beber o Tereré e mostrou-lhes como a terra roxa era boa para plantar tudo!
    Fizemos o que não deveríamos ter feito! Porque o homem branco é ganancioso, destruidor e inimigo mortal das Florestas, rios e de tudo que a Mãe Natureza nos dava de graça.

    24, janeiro 2012, 4:06pm  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Olá Heitor Karai Awá-Ruvutxá,

      O grupo Indio Educa agradece o seu comentário e seu contato.
      Gostamos de Seu comentário: O Indío Não só educa, ele também Ensina! E seu texto nos fez refletir ainda mais em nossas publicações, seu texto é um exemplo de matérias que queremos postar aqui, e traz uma realidade que ainda nós não tinhhamos observados e colocados aqui no nosso site. Você em seu comentário trouxe uma nova reflexão para o grupo e nós agradecemos muito.
      Esperamos poder receber sua visitas com mais frequencia em nossos site, e ficariamos muito felizes por Isso.

      saudações Indígenas,

      Grupo Indio Educa.

      25, janeiro 2012, 10:27am  -  Responder →
  18. Eliahne Brasileiro -  

    Gostaria de cumprimentar pelo site, agradecer oportunidade de estar mais próxima de informações sobre educação indígena.
    Abraços
    Eliahne Brasileiro – arte-educadora em música.

    04, fevereiro 2012, 12:10am  -  Responder →
  19. Joao Roberto -  

    Estou precisando de dados sobre o processo de educação da tribo tremembé de Almofala, para o meu trabalho de monografia, gostaria de receber dados recentes sobre o numero de escolas e alunos.Muito obrigado

    07, fevereiro 2012, 6:41pm  -  Responder →
    • Sergio -  

      Estou fazendo um documentario sobre monografias.
      Poderia me dar seu contato e me falar sobre o seu trabalho?
      Sergio Rossini
      srossini@gmail.com

      04, julho 2012, 11:24am  -  Responder →
  20. Pascoal -  

    Conforme afirmado durante a reunião hoje [08/03] pela manhã, vejo como de suma importância divulgar legislações estaduais, municipais, resoluções de conselhos, campanhas dos movimentos sociais e dos povos tradicionais que possam servir de instrumento na discussão pedagógica sobre a temática POVOS TRADICIONAIS.
    Em breve lhes enviarei algo

    08, março 2012, 3:37pm  -  Responder →
    • Nhenety Kariri-Xoco -  

      Olá Pascoal seria muito legal agente colocar algo sobre a Legislação Estadual sobre a Estucação Indigena porque as Escolas Indigenas estão estadualizadas em quase todo pais. Outra realidade é que muitos professores indigenas estão atuando na esfera municipal, ficaria claro apresentar as características da realidade local. Nhenety KX.

      03, abril 2012, 2:49pm  -  Responder →
  21. Altemíria Gracia Félix -  

    OLHA AÍ, AMIGOS…UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE CONHECER PARA AMAR!

    08, março 2012, 11:06pm  -  Responder →
  22. Tathy -  

    Olá!!! Estou fazendo pesquisa para começar a produzir meu TCC, estou fazendo pedagogia na Universidade Federal de Sergipe, quero trabalhar sobre “Literatura infantil indígenas”. Percebo que na universidade que estudo esse assunto é um pouco escasso, venho pesquisando a algum tempo, mas tudo pela internet, gostaria de saber se poderia me ajudar, pois não quero parar com esse projeto, quero sim ocupar um espoço de debate. Agradeço!!!

    16, março 2012, 7:34pm  -  Responder →
  23. jeniffer -  

    minha professora gostou muito

    17, abril 2012, 6:27pm  -  Responder →
    • Micheli -  

      Sua professora gostaria de fazer sugestões para nós ou compartilhar conosco como tem trabalhado o tema em sala de aula?

      20, abril 2012, 5:02am  -  Responder →
  24. luciana dos anjos -  

    estou fazendo meu tcc com o tema educação indigena .com titulo formação do professor indigena .queria muito ajuda de vcs.

    30, julho 2012, 10:55pm  -  Responder →
  25. Angela Sena Santos -  

    Parabéns pelo site. Faço pós-graduação em Metodologia da Ed. Física e Esporte, já estou no 9º modulo. A disciplina de Tirocínio passou uma atividade avaliativa, que é aplicar um tirocínio,ou seja aplicar um projeto na rede escolar do meu município ( Ilhéus – sul da Bahia), é uma trabalho de campo, em dupla.Após muitas reflexões eu e a minha parceira de projeto resolvemos desenvolver o nosso projeto em Danças Indígenas. O site O ÍNDIO EDUCA, nos ajudou muito nas nossas fontes de pesquisas, entretanto estamos com dificuldades em alguns pontos fundamentais para o desenrolar do projeto, que são as coreografias das danças tradicionais (ritos) com suas respectivas músicas. Precisamos desse material o mais rápido possível. Nós forneça fontes , links, site tudo é bem vindo. Agradeço a atenção,aguardo ansiosa por respostas. Angela Sena

    12, agosto 2012, 3:22pm  -  Responder →
  26. Valéria Fernanda -  

    Prezados,

    Boa tarde.

    É com imenso prazer que venho elogiar o trabalho realizado pel site e é com anseio que peço o auxílio de vocês. Sou estudante do 7º semestre de jornalismo e inicio agora meu TCC. Minha equipe é formada por 5 integrantes e nosso objetivo é realizar um video-documentário sobre a aldeia indígena Tenonde Porã – Parelheiros em São Paulo. Precisamos definir o recorte que seria 1) influência da cultura branco-europeia na cultura indígena 2) ano eleitoral: impacto na comunidade indígena. Está difícil escolher um viés, mas queremos muito trabalhar com essa temática. Poderiam nos auxiliar? Contatos, livros e etc, ou, até mesmo orientação de abordagem.

    Obrigada,

    Valéria

    22, agosto 2012, 12:46pm  -  Responder →
  27. Camila Vinhas -  

    Prezados, adorei o site. Sou professora de Artes irei abordar a arte indígena gostaria de ter mais informações sobre a arte indígena. Gostaria de ter a receita de como fazer a tinta com jenipapo.

    Agradecida

    11, novembro 2012, 7:35pm  -  Responder →
  28. Aline Viana -  

    Adorei o site e vou vê-lo muito, pois estou pensando em trabalhar muito a cultura indígena através da literatura. E nada melhor do que inspirar as minhas aulas com os conhecimentos dados por indígenas de verdade e ainda por cima, educadores! Que show!

    19, abril 2013, 8:32pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →