barroco
História

A maneira de pensar do período Barroco

O período Barroco foi um dos movimentos culturais mais importantes da Europa e América pós-colonial. Desse modo esteve presente por aproximadamente e século desde o XVI até o final do século XVIII. Desse modo, sendo difundido por toda Europa e América Latina, como também as outras regiões colonizadas.

De fato, o barroco foi contrastado com o Renascimento por expressar uma sensibilidade pessimista, mas, ao mesmo tempo, crítica e complexa. Isso ocorre na literatura e na arte e são um reflexo da época que se desenvolvia. Um período marcado por grandes mudanças, revoluções, tanto do ponto de vista psicológico, como do ponto de vista cultural, social, político e econômico.

O que é o Barroco?

O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.

A terminologiautilizada pela primeira vez na metade do século XVIII no contexto do iluminismo. Originalmente, o significado da palavra Barroco faz referência ao português antigo, visto que Barroco utilizado para determinar um tipo de pérola de formato irregular.

Ademais de estar presente também no período do Iluminismo, o barroco foi utilizado por alguns filósofos iluministas que utilizavam essa palavra de maneira pejorativa. Talvez pelas características que definiam o movimento, eles criticavam a arte produzida nessa época porque a consideravam extravagante e confusa.

Características do período Barroco

Sem sombra de dúvidas, se alguma coisa caracterizou o período Barroco, foi o princípio do Horror vacui. Essa expressão latina que queria dizer “horror a vácuo”. Logo, a arte barroca, em todas suas manifestações sempre preenchia os espaços dando esse aspecto majestoso de suas produções.

Outro aspecto bastante característico do barroco faz referência ao sentido de movimento. Logo o dinamismo e a tensão funcionam como dois grandes pilares do movimento. Desse modo, neste período não se buscava encontrar o repouso senão a tensão entre as formas, os sons, as palavras os conceitos.

Música Barroca

Agora quando vamos falar sobre as composições musicais do período barroco nos surpreenderemos pela inovação. Ela se caracterizou pelo desenvolvimento da harmonia tonal e do contra ponto. Ainda assim, com o estilo barroco surgiu a ideia do grava contínuo, que estabeleceu o ritmo claro e delimitado. Mas também foi promovido a improvisação e o virtuosismo.

De fato a ópera foi promovida pelo compositor Monteverdi. Logo, integrando a arte estênica com o canto onde eram compostas arias e recitativos para cantores solistas.

Literatura do período barroco

Já na literatura barroca, uma das principais características se resumia no interesse aos detalhes, os efeitos e a exuberância formal da época. Sendo assim, uma maneira de ilustrar esse fato foi através do uso excessivo das figuras literárias. Em suma: a elipse, a metáfora, a antítese e muitas outras figuras que compunham o estilo barroco em forma de palavras.

Em relação aos gêneros, a literatura barroca deu continuidade aos gêneros do renascimento. Contudo, a dramaturgia teve uma grande desenvolvimento, particularmente na comédia e na comédia trágica. Dessa maneira, desafiando a estrutura clássica das três unidades dramáticas.