poda neuronal
Ciência e tecnologia

Qual a relação da poda neuronal e o aprendizado?

Desde a etapa embrionária até a fase adulta o nosso cérebro passará por várias etapas importantes. Um desses processos se denomina poda neuronal ou poda sináptica, uma importante etapa no desenvolvimento cognitivo de um indivíduo.

Por isso, a poda neuronal está intimamente relacionada ao aprendizado, a memória e outras funções importantes do nosso cérebro. Dessa maneira, nesse artigo vamos discutir sobre a real importância da poda sináptica e qual a sua relação com os processos de aprendizagem.

Por que o nosso cérebro sofre uma poda neuronal?

A formação de neurônios e sinapses ocorre desde a etapa embrionária até os dois anos de idade em um ritmo acelerado e continuo. Ou seja, um neonato terá mais neurônios e sinapses que um adulto mas isso não necessariamente significa uma vantagem. De fato, quando a criança atinge uma certa idade, entre 4 e 7 anos, ela terá uma enorme quantidade de neurônios e sinapses.

Sendo assim, ao atingir certa idade e por diversos fatores tanto intrínsecos como extrínsecos ocorre então o processo de poda neuronal. Em outras palavras, um processo de destruição que permite aprimorar as sinapses aperfeiçoando, como consequência desse processo, a rede neural do indivíduo. Ademais, essa poda sináptica continua até a adolescência quando mais da metade das sinapses são eliminadas e que se relaciona diretamente com o processo de aprendizagem.

O que ocorre no processo de poda neuronal?

Apesar de a neurogênese diminuir depois dos dois anos de idade, no córtex pré-frontal a criação de novas sinapses ocorre com mais intensidade até as primeiras décadas de vida de um indivíduo. Isso porque essa área do cérebro é responsável pelas funções executivas, como o início de atividades, o estabelecimento de metas para o futuro e a autorregulação da conduta.

Porém, com a madurez sexual, a melhoria dessas conexões neuronais se relaciona com uma série de comportamentos. Como a redução da impulsividade e o controle de reações emocionais automáticas. Além do mais, no processo da poda sináptica, podem aparecer algumas patologias que mencionaremos a seguir.

Quais são os problemas ocasionados pela poda neuronal incorreta?

Estas mudanças de nível sináptico causam uma reestruturação neurona que tem consequências importantes para a função cerebral normal como anormal. Sendo assim, a racionalização dos circuitos neuronais explica o aumento das habilidades cognitivas que ocorrem na adolescência e no princípio da idade adulta.

Nesse sentido, muitas doenças mentais dão os seus primeiros sinais na adolescência, fato que para alguns pesquisadores afirma a relação entre a poda neuronal e o desenvolvimento de algumas doenças mentais. Assim, esse processo natural desordenado pode ser uma das consequências para os problemas como a esquizofrenia e o Parkinson.

Qual a relação da aprendizagem nesse processo?

O cérebro infantil aumenta em média quase cinco vezes até chegar a fase adulta, alcançando o número aproximado de 86 bilhões de neurônios. São dois fatores que contribuem para esse crescimento cerebral: a proliferação das conexões sinápticas e a mielinização das fibras nervosas.

Portanto, a poda neuronal está fortemente influenciada pelos fatores ambientais e de certo modo representa o processo natural de aprendizagem. Dessa maneira, a partir da adolescência, o volume das conexões sináptica diminui novamente devido a poda sináptica dessa etapa da vida.