cetáceos
Natureza

Evolução dos cetáceos até as baleias modernas

Atualmente sabemos que existe uma grande variedade de espécies de baleias e algumas delas são tão abundantes e eficientes que se distribuem por todo o planeta. Além disso, a transição entre os predecessores das baleias como conhecemos nos dias de hoje foi produzida pouco depois da aparição dos grupos de mamíferos modernos.

Esse fato está estimado de ocorrer há 55 milhões de anos atrás. Decerto em um dos períodos mais calorosos da terra no qual os dinossauros terrestres e os grandes repteis marinhos já tinham desaparecido milhões de anos antes. Por essa razão, um grupo de mamíferos ungulados passavam uma grande parte da sua vida em terrenos majoritariamente aquáticos pela abundância de alimento. Portanto, com o passar do tempo renunciaram se desenvolver em outros terrenos e evolucionaram até as baleias tais como conhecemos hoje em dia.

Pakicetus attocki: o primeiro ancestral dos cetáceos contemporâneos

Da mesma maneira que existem várias espécies de cetáceos que se diferenciam pela sua forma física, alimentação e distribuição geográfica, muitos deles procederam de um ancestral comum. Nesse sentido, com uma estimativa relativamente recente o Pakicetus attocki viveu cerca de 50 milhões de anos atrás, nas margens dos grandes oceanos de pouca profundidade.

Ademais, encontros arqueológicos de ossos de seu ouvido permitiram confirma uma característica única das baleias. Desse modo, estimando que o Pakicetus seja o membro mais antigo da linhagem da baleia moderna. Também, as informações químicas obtidas através de algum desses devoradores de carne, em pedaços de carne do tamanho de lobos, demonstram que a sua dieta era baseada em peixes.

A baleia que camina e nada: Ambulocetus natans

De acordo com o nome dessa baleia ancestral, em uma tradução literal significa a baleia que anda e nada. Ou seja, o nome mesmo faz referência ao seu estilo de vida que se desenvolvia tanto na terra como na água.

Além do mais outra característica fisiológica que distinguia o Ambulocetus de outros animais aquáticos reside na sua maneira de se locomover na água. Nesse sentido ele provavelmente nadava remando com as suas pernas com o auxílio das suas patas anteriores e dando fortes golpes com as patas traseiras.

O ancestral dos golfinhos se chamava Kutchetus minimus

Apesar de possuir um esqueleto pequeno o Kutchicetus minumus era um exímio nadador e estima-se que viveu cerca de 43 milhões de anos atrás. Também como outras das primeiras baleias na árvore genealógica da evolução essa espécie habitou os mares cálidos dos trópicos.

Portanto, suas patas traseiras menores comparadas aos seus ancestrais. Por essa razão resulta provável que utilizavam da propulsão para nadar. Talvez por essa situação elas utilizavam de seu longo rabo auxiliando a propulsão. Em suma, esse ancestral das baleias modernas passavam mais tempo submergidas comparado ao Pakicetus.

Dorudon atrox a primeira espécie de baleia prematura

Muito famoso pelos achados antropológicos, inclusive restos de crânio, o Dorudon atrox pode ser considerado como uma espécie de baleia prematura. Decerto ela também poderia chamar de basilossauro sendo uma espécie totalmente aquática.

De igual forma essa espécie possuía uma forma muito similar as baleias modernas. Assim foi possível prever que seus orifícios nasais e de ventilação estavam dispostos na parte alta da cabeça. Também que estavam totalmente adaptadas a escutar submergidas como sugerem os ossos de seus ouvidos.