roteiro teatro
Literatura

Como escrever um roteiro para teatro?

Escrever o roteiro pode parecer algo assustador para qualquer um. Contudo, se você é uma dessas pessoas criativas e apaixonadas pela arte cênica, essa poderá ser uma tarefa extraordinária. Com o intuito de trazer as melhores informações para quem se interessa em escrever um roteiro para teatro, separamos alguns conselhos ideias.

Em outras palavras, nesse artigo você encontrará os pontos-chave para poder escrever um excelente roteiro onde sua imaginação flua naturalmente. Portanto, se o mundo do teatro te deixa fascinado e ver as obras clássicas sendo representadas em cena fazem a sua baba cair. Não se esqueça que elas também surgiram de uma ideia inicial, talvez igual à sua.

A diferença de um roteiro de teatro e um roteiro para o cinema

Diferentemente dos roteiros para uma gravação, seja ela um curta ou longa-metragem, os roteiros para teatro são bastantes diferentes. Embora compartilhem muitas semelhanças, como o fato de todas as cenas necessitarem ser bastante detalhadas, por exemplo. Em um roteiro de teatro temos que ter em conta que o espectador estará vendo o cenário todo o momento.

De fato, escrever um roteiro para teatro requer algum tipo de experiência, não pelo fato de ter que seguir regras, mas por saber entender a dinâmica de como funciona uma cena. Desse modo, ordenar e encaixar os tempos corretos, com as falas na hora certa é essencial na hora de contar uma história.

Pensa na história e escreva o enredo

Inicialmente antes de começar a escrever qualquer tipo de nova ideia você precisa pensar e desenvolver ela primeiro. Ou seja, qualquer roteiro parte da ideia de uma história. Talvez você precise esperar que venha a inspiração e a partir daí desenvolver a trama da sua obra de teatro para então, elaborar um roteiro.

Agora, quando você escrever inicialmente a trama ela ainda não será o roteiro, se não o começo do desenvolvimento da sua obra. Ademais, é importante lembrar de deixar sempre “a porta aberta” para novas ideias que surjam no decorrer do processo criativo.

Escreva em escaleta simples e em escaleta detalhada

Depois de passar pelos primeiros passos na hora de desenvolver o roteiro de um teatro já é hora de começar a estruturar o seu enredo. Inicialmente a ideia é definir se o roteiro está dividido em um, dois, três ou mais atos. Também se a sua obra possui um prólogo ou epílogo, quantas cenas e qual a cronologia da história.

Logo quando você tiver a primeira escaleta escrita, o próximo passo será desenvolver um resume detalhado de todas as coisas que ocorrerão em cada cena. Nesse momento também será muito interessante escrever extratos diálogos que no futuro provavelmente serão modificados. Entretanto é importante já ir consolidando parte da história desde o início de sua criação.

Orquestração das cenas e o momento de inflexão

Um ponto crucial na hora de finalizar o seu roteiro para o teatro é a hora de encaixar tudo de uma forma que o espectador entenda a ideia original do roteiro. Desse modo, quando vamos escrever um texto com vários personagens em cena, sempre existe o risco de esquecer de alguém ou de algum acontecimento importante.

Por outro lado também não podemos nos esquecer do ponto chave da história. Claramente, em todo bom roteiro existe um ponto de tensão. Logo a narrativa conduz a um momento que não parece ter saída ou alguma cena crucial para o desenrolar da história. Em conclusão, na hora de finalizar a sua história não se esqueça de adicionar esses momentos de tensão para poder manter ativa a atenção dos espectadores do início ao fim.