Natureza

Amazônia: patrimônio natural da humanidade?

A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo se expande por uma vasta região da parte central e setentrional da América do Sul. As adjacentes regiões das guianas e do pantanal também podem ser considerados parte da Amazônia.

A Floresta Amazônica se desenvolve junto do rio Amazonas e de sua rede fluvial. As altas temperaturas favorecem o crescimento de uma vegetação exuberante, sempre verde. O título que ostenta de pulmão do planeta não é casualidade. Toda a flora da selva tropical úmida da América do Sul está presente na Floresta Amazônica. Existem ainda inumeráveis espécies de plantas ainda sem classificar, milhares de espécies de aves, anfíbios e milhões de insetos.

Amazônia poderia ser considerada o pulmão do mundo?

Afinal, a Amazônia pode ser considerada o pulmão do mundo porque absorve milhões de toneladas de dióxido de carbono presente na atmosfera. Ao reduzir a quantidade mundial deste gás de efeito estufa que esquentam o planeta e contribui para reduzir a mudança climática.

Por ser a selva tropical maior do mundo, a Amazônia desempenha um papel crucial em mantel controlados os níveis de dióxido de carbono do nosso planeta. As plantas e as árvores absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio no ar em um processo chamado fotossíntese.

Essa é a principal razão pela qual a Amazônia, que cobre 5,5 milhões de quilômetros, é conhecida como o pulmão do planeta. Seu bosque gera 20% do oxigênio na atmosfera da terra.

Qual a importância da Amazônia?

Sem contar apenas com a produção de oxigênio, outra razão destacada da selva amazônica também radica em garantir a estabilidade do clima mundial. Seus Bosques tropicais regulam as chuvas e mantêm o ciclo da água. As árvores da amazônia intercambiam grandes quantidades de água e energia com a atmosfera. Isto é, a água liberada pelas plantas evapora para a atmosfera e eventualmente flui pelo ar por diversas partes da América.

Do mesmo modo, apesar de não contribuir com uma grande produção de oxigênio como acontece com o produzido através do mar, a Floresta Amazônica captura toneladas de dióxido de carbono presentes na atmosfera para ser utilizado nos processos de fotossíntese das plantas e possibilitar o crescimento e regeneração de novas árvores.

O problema crescente da agropecuária

A crescente demanda da China e outros países fazem com que o Brasil necessite mais terras produtivas que substituam as florestas amazônicas. Grande parte do sul e do centro foram transformados em campos de cultivos de soja, os produtores de carne foram forçados a ir ao norte para desflorestas e criar áreas de produção de gado.

Está pratica contribui na produção de dióxido de carbono, superando as emissões geradas por todos os meios de transporte público humano. Além do mais, quando a floresta Amazônica é desflorestada, são destruídos com elas toda a fauna e flora do lugar.

Visite a amazônia

Depois de pensar e ver a Amazônia com a perspectiva da preservação, ter a oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso e de beleza única é um privilégio. A Floresta Amazônica está dividida em 9 países e cada um deles possui uma parte especial desse lugar tão mágico.

Agora, se você quiser fazer uma expedição a maior floresta tropical do mundo é totalmente recomendável que você organize a viagem desde os mínimos detalhes. Certamente, seria impossível visitar a Floresta Amazônica sem um guia,  porque para uma pessoa inexperiente a Floresta pode trazer pequenos perigos que podem ser evitados por uma pessoa experimentada nesse lugar.