Ciência e tecnologia

SpaceX: o futuro da comercialização das viagens espaciais

Elon Musk diz que devemos fazer o melhor possível para nos converter em uma espécie interplanetária e que deveríamos fazer isso agora. Por essa razão, Elon Musk é o fundador da visionária empresa SpaceX que promete levar o homem ao próximo patamar tecnológico do milênio.

Ele acredita que os humanos podem se converter em uma espécie interplanetária. E pensa que a sua nova nave espacial pode nos ajudar a atingir essa meta. Nas instalações da SpaceX, em Boca Chica, Texas, Musk detalhou sobre as suas inversões futuras como um foguete que algum dia poderá levar humanos a Marte.

Um dos eixos da exploração espacial do futuro será o maior envolvimento de empresas privadas, que devem desenvolver e operar seus próprios foguetes e naves. Portanto, se reduzirão os custos e permitirão que mais pessoas e instituições viajem para o espaço. Tanto a SpaceX com a nave Crew Dragon quanto a sonda Starliner que a Boeing-y está desenvolvendo e que também transferirá os astronautas da NASA para a ISS, estão sendo supervisionadas de perto pelos engenheiros da NASA.

Starship e os próximos passos da nave espacial

A missão Marte sempre foi uma das prioridades da SpaceX. Faz 3 anos, Musk especificou suas ambições de levar humanos ao planeta vermelho com um foguete reciclável. Definitivamente, está nave é toda uma realidade, mesmo que ainda enfrente a um grande desafio: voar.

Um protótipo do veículo, conhecido como Starhopper, completou dois voos de baixa altitude ou “saltos” com a ajuda de apenas um motor Raptor. O próximo marco que tem que cumprir é que o protótipo MK1 de três motores também possa abandonar o solo a uma altitude de uns 20 km. Um segundo protótipo, o MK2, está sendo construído em instalações da SpaceX em Flórida. Musk diz que o protótipo MK3 começará a sua construção em Boca Chica e que poderá ser finalizado em 3 meses.

A preparação da viagem

Bhnken e Hurley, veteranos de duas missões do transbordador espacial, já estiverem em quarentena por mais de duas semanas e estão sendo regularmente examinados. Antes da hora de decolagem, a dupla apareceu com seus trajes espacial futuristas desenhados pela SpaceX se despediram de suas esposas, ex-astronautas e de seus filhos.

Depois de 20 minutos de viagem, Behnken e Hurley entraram em um elevador que os levava para capsula Crew Dragon que se encontra na parte superior do foguete Falcon 9.

Acoplamento na estação espacial

Uma vez em órbita, os astronautas devem começar todos os procedimentos, incluindo uma série de comprovações da Crew Dragon, no que está desenvolvido para se o voo de prova final antes de que a NASA certifique a capsula para os voos regulares da tripulação.

Durante as primeiras 19 horas, a tripulação se dirigirá a Estação Internacional Espacial (ISS). Que orbita a uma altitude média de 400 quilômetros sobre a terra. Por fim, depois de chegar a estação espacial a tripulação crew Dragon se acoplará automaticamente a ISS, quando então os astronautas Behnken e Hurley se uniram ao astronauta estadunidense Chris Cassady e aos cosmonautas Russos Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner a bordo da estação espacial em órbita.

Outros projetos de SpaceX

Um dos projetos mais promissores é o foguete da próxima geração da SpaceX e sua missão a Marte é um grande enfoque agora mesmo. Juntamente com esse projeto, a empresa espacial está trabalhando com a Nasa no projeto Commercial Crew, que tem como objetivo lançar e levar astronautas até a ISS desde os Estados Unidos. Antes da apresentação de Musk em setembro de 2019, o administrador da Nasa Jim Bridenstine lançou uma crítica dizendo que o projeto é um pouco tardio.

Porém Musk teve uma resposta bastante contundente a crítica de que na perspectiva da SpaceX, os recursos serão utilizados majoritariamente no projeto Falcon e Dragon. Salienta no final que na realidade uma pequena porcentagem do investimento da empresa foi dedicado para o projeto da Starship.