História

Idade Média ou Medievo, como foi esse período?

A Idade Média, também conhecida como Medievo foi o período histórico da civilização ocidental do século V ao XV. O início está localizado convencionalmente no ano 476, com a queda do Império Romano do Ocidente e seu final em 1492, com a Descoberta da América, ou em 1453, com a queda do Império Bizantino, data que tem a vantagem de coincidir com a invenção da prensa de impressão e com o fim da Guerra dos Cem Anos. A Idade Média fez uma curiosa combinação de diversidade e unidade. A diversidade foi o nascimento das nações incipientes, já a unidade, ou uma certa unidade, veio da religião cristã, imposta em todos os lugares. Essa religião reconheceu a distinção entre clero e leigo, de modo que se pode dizer que marcou o nascimento de uma sociedade secular. Tudo isso significa que a Idade Média foi o período em que a Europa apareceu e foi construída até os dias atuais.

O que foi a Idade Média

Quando falamos da Idade Média, devemos nos referir única e exclusivamente a todos os fatos e eventos que ocorreram na Europa. O motivo é muito simples, pois as características que levam a um período de mil anos com esse nome respondem a características que só ocorreram na Europa. A separação entre o Império do Oriente e o Ocidente nos tempos romanos também significou uma separação de culturas e um hermetismo de cada imperador em relação ao seu império. Além disso, o Islã logo terminou de separar as diferentes crenças, como persas, otomanos, entre outras. As invasões estrangeiras, e especificamente do norte, sofridas pela Europa Ocidental, as tornaram muito mais reservadas com suas fronteiras. Por outro lado, no Oriente, o processo foi totalmente diferente, porque eles nunca viveram a Idade Média como a vivemos ou a entendemos.

O que era a burguesia na Idade Média?

Tudo gira em torno da economia da época, como sabemos, tanto na Idade Antiga como na Alta Idade Média (século 5 a 12), a economia era baseada principalmente no mundo rural, por isso o homem naquela época vivia da agricultura e pecuária. Além da subsistência, ou seja, tudo o que produziam era para consumo próprio, não geravam excedentes; portanto, não havia produtos com os quais comercializar, e o mais próximo disso era o que chamamos de troca. Com a cessação das ondas de invasões sofridas pela Europa no século 11, ocorreram novos progressos, inclusive no campo da agricultura, nos quais, graças à introdução de novas técnicas de cultivo (como arar a terra) com mecanismos puxados por cavalos, sistemas de rotação, uso do moinho de água, entre outras técnicas.) favoreceu o aumento da produção da terra e, por sua vez, a pecuária, na qual eles não apenas melhoraram em quantidade, mas também em qualidade. Tudo isso levou a um maior crescimento demográfico das populações e à geração desse excedente no passado que elas não possuíam, o que significou o nascimento do comércio.

O que foi a Alta Idade Média

A Alta Idade Média é o nome dado aos primeiros séculos da chamada Idade Média. Considera-se que começa após a queda do Império Romano do Ocidente em 476 e dura até o século 11. Essa consideração não é absoluta, pois existem pequenas variações temporais, dependendo das correntes historiográficas. Foi o Renascimento, muito depois da época medieval, que deu esse nome. Como características em nível geral, pode-se notar que foi um período extremamente turbulento, com muitas guerras. Isso causou grande insegurança de todos os tipos na população, o que afetou a organização social e a economia. Como você pode imaginar, depois de ver como a sociedade estava dividida e portanto o significado do feudalismo, a economia dessas nações era quase inteiramente rural. Poderia haver algum comércio, mas muito limitado, tanto na distância quanto nos produtos.

O que foi a Baixa Idade Média?

O final da Idade Média é um período da história do século XI ao XV, embora haja pequenas diferenças de opinião entre os historiadores sobre as datas exatas. É a segunda metade da divisão tradicional do período medieval, cujos primeiros séculos são chamados de Alta Idade Média. Nos últimos anos, a maioria das correntes historiográficas dividiu essa Idade Média Inferior em duas partes. Uma primeira parte é a chamada Plena, que duraria até o século XIII; e uma segunda parte de crise e colapso é a que compreenderia até o século XIV. No final da chamada Alta Idade Média, a Europa e os países vizinhos se deparam com uma estrutura que não se parece mais com a do antigo Império Romano. O feudalismo apareceu, a Igreja aumentou seu poder afetando até os reis e as guerras foram constantes. Enquanto isso, grande parte da península ibérica permanece nas mãos dos muçulmanos, e persas e otomanos cercam as fronteiras do Império Bizantino.