células
Ciência e tecnologia

Células animais, vegetais e o mundo microscópico

Todos os seres vivos sem exceção são compostos de um conjunto de células que em conjunto trabalham para o funcionamento de um macroorganismo. Como também, no caso do seres unicelulares, de um microrganismo.

Desse modo entre as células eucariontes se encontra as células animais e células vegetais que se classificam por apresentarem um núcleo definido. Logo por armazenarem dentro desse núcleo um material genético definido. Além do mais elas se distinguem por outras características morfológica e a maneira que possuem de produzir energia, respirar e se reproduzir.

O que consiste uma célula animal?

A célula animal é uma célula eucariótica caracterizada pela presença de núcleo, membrana plasmática e citoplasma. Difere da célula vegetal pela ausência de parede celular e cloroplastos. Além disso, vacúolos menores e mais abundantes são assim em comparação com os de uma célula vegetal.

Portanto, as células animais podem assumir várias formas. Desse modo, eles também são capazes de capturar e digerir outras estruturas. Ou seja, algumas das células animais mais proeminentes são neurônios do sistema nervoso, leucócitos do sistema imunológico, óvulos e espermatozoides do sistema reprodutor.

Características de uma célula animal

De fato as células animais possuem características únicas e que muitas vezes se diferem drasticamente de uma célula vegetal. Desse modo, quando se refere a nutrição das células animais ela se denomina heterotrófica. Ou seja, elas precisam obter nutrientes e energia da matéria orgânica de outros seres vivos.

Já em relação a produção de energia, a mitocôndria consiste na estrutura responsável por gerar energia por meio do processo de respiração celular. Neste processo, o ATP é produzido a partir da glicose. Nesse sentido, as mitocôndrias equivalem aos cloroplastos presentes nas células vegetais, pois ambos são responsáveis pela produção de energia.

O que é uma célula vegetal?

Assim sendo, a célula vegetal é uma célula eucariótica que se caracteriza pela presença de uma parede celular que fornece suporte e proteção. Como também, ao mesmo tempo, permite a comunicação celular. Contudo, essa parede celular também está em outros tipos de células eucarióticas.

Da mesma forma que a célula animal, a vegetal possui núcleo, membrana e citoplasma diferenciados. No entanto, a célula vegetal contém partes únicas que são responsáveis pelo processo de fotossíntese. Algo fundamental, pois permite que as plantas liberem o oxigênio do qual os seres vivos necessitam para existir.

Características da célula vegetal

Em suma a nutrição das células vegetais é autotrófica, portanto, elas são capazes de sintetizar todos os nutrientes de que precisam a partir de material inorgânico. Ou seja, eles são independentes de outros seres vivos para obter seus nutrientes.

Já em relação a obtenção de energia, produzida pelos cloroplastos presentes nas células vegetais e responsáveis pela realização do processo de fotossíntese. Neste processo, a luz solar é utilizada como fonte de energia. Contudo esse processo só é possível com a ajuda da clorofila, uma substância presente nos cloroplastos que absorve a luz solar. Desse modos, os cloroplastos estão localizados próximos à membrana e têm aproximadamente cinco mícrons de tamanho.