sapo
Natureza

Como identificar a diferença entre uma rã e um sapo?

Embora pareçam muito similares a primeira vista uma e um sapo podem apresentar características muito distintas. Desse modo, em algumas ocasiões é importante saber identificar esses dois tipos diferentes de animais, já que algumas espécies podem ser altamente venenosas. Nesse sentido, mesmo que esse dois animais fisicamente aparentam as mesmas estruturas, nesse artigo vamos pontuar algumas características particulares de cada um.

De fato, podemos identificar algumas diferenças físicas como a cor e a forma do corpo. Logo o comportamento distinto, já que as rãs devem estar sempre próximo da água e os sapos podem ser mais independentes quanto a esse quesito. Outro fator característico para distinguir esses dois animais consiste na capacidade de saltar já que uma rã pode alcançar alturas muito mais altas que um sapo.

Diferenças morfológicas: rã x sapo

Em primeiro lugar, é possível encontrar uma importante diferença entre os dois animais comparando as extremidades dos dois animais. Por isso, para poder comparar um com o outro bastaria com dar uma olhada nas suas extremidades traseiras. Nesse sentido, as barbatanas traseiras das rãs são mais compridas já que saltam com muito mais frequência que os sapos.

Por outro lado, as rãs possuem as patas palmeadas, ou seja, adaptadas para a vida aquática no qual submergem e nadam com muito mais facilidade. Em contrapartida, a pata de um sapo apresenta uma espécie de acolchoamento. Desse modo, uma outra maneira de distingui-los reside no formato dos seus corpos já que os sapos são pequenos e compactos e as rãs são maiores e finas.

Observar o lugar pode ser uma maneira de distinguir um sapo de uma rã

Além de poder diferenciar uma rã de um sapo através da cor, a localização do animal também pode servir como um excelente indício. Logo se fazemos uma análise através da cor, as rãs possuem uma cor mais clara comparada com os sapos que possuem um tom mais verde.

Assim sendo, quando encontramos um desses animais distantes de uma fonte de água, existe uma grande probabilidade de que seja um sapo. Em outras palavras, as rãs necessitam estar mais próximas da água para poder sobreviver enquanto os sapos podem passar muito tempo fora da água.

Se salta alto é uma rã

Como uma maneira definitiva de garantir as suas suspeitas, a maneira que saltam esses animais confirmará as suas dúvidas. Ou seja, os sapos são mais propensos a se arrastarem que a saltar. Além do mais não é comum ver uma rã se arrastando, por isso que se o animal se arrasta será definitivamente um sapo.

Ademais, ainda que os dois tipos sejam capazes de saltar, as rãs saltam muito mais alto e com muito mais frequência. Em contrapartida os sapos saltam muito mais baixo e em uma menor frequência. Em suma, se você avistar um desses animais e quer saber se é um sapo ou uma rã, basta esperar que deem o primeiro movimento.