VALORES E CONHECIMENTOS CULTURAIS DE ARMAS TRADICIONAIS



Flecha - Ultilizada em caçarias e pescarias indígenas - Umas das principais armas de caça

Flecha conhecida na língua macuxi chama se de pîrîu ye’ é uma planta que não existe na comunidade de indígena de camararem. e que no passado os mais velhos costumavam buscar em outras comunidades vizinhas ou na guiana para fazer flecha .Uma flecha a ser construída depende de conhecimentos e habilidades utilizara uma vara de flecha, não pode ser torta ,aparte daí tem que ter uma ponta de flecha escolhida seja para matar caça ou pesca ,logo é introduzido na vara com cera ou breu sendo esquentado com fogo para colar firme na vara para não sair, tem que ter fibra de curawa uma planta que tira sua fibra e que é muito resistente, para amarra a ponta da flecha passa-se a cera ou breu também na linha para ficar mas resistente e durar mas tempo,e na parte de traz da flecha usa-se pena do pássaro mutum,urubu,curica,passarão que serve para equilibrar a flecha para acertar o alvo com facilidades.

Para atirar a flecha precisa de um arco para dar impulso quando for usar .Na comunidade indígena de Camararem poucas pessoas utilizam mas é muito difícil, porque surgiram nova formas de armas que trouxeram mas facilidades para caçar como espingarda,rife e para pescar surgiram anzol ,malhador ,tarrafa e agora as pessoas não querem saber desse tipo de armas tradicionais para usar no dia dia e esta sendo esquecida esses conhecimentos tradicionais existente na comunidade e é um problema para a cultura macuxi,apesar de ser valor muito rico que estar se perdendo porque jovens não dialogam com mas velhos e os velhos também não procuram ensinar na família.

Autor: Elder Silva Marques

Graduando em Gestão Territorial Indígena pela UFRR
Contatos: falecomsilvamarques@gmail.com

 

No tags for this post.


Matérias recentes publicadas em: Ser Índio



Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em História Clique aqui para ver todas as matérias em Ser Índio



1 comentário

  1. Hemerson Pataxó -  

    Achei muito bom a abordagem que vc fez da história da flecha (pîrîu ye). Triste fato é que com o tempo e a “globalização” nossa cultura se fragmenta. Por outro lado fico feliz por saber que existem pessoas forte o bastante para manter esse conhecimento VIVO!

    09, fevereiro 2013, 9:23pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →