CRENÇA DA FERRADA DE FORMIGA



A crença da formiga jiquitaia é uma pratica que há muito tempo se realiza pois tem um valor muito importante na cultura macuxi e que apenas é uma atividade praticada pelo homem, acredita-se que é uma preparação para ser um bom homem quando casar isso é um costume passado de pais para filho.

Imagem que representa parta da cultura makuxi - Ferrada da Formiga

O procedimento para a ferrada da formiga acontece da seguinte forma: a pessoas mais idosa da família convida o jovem para ir ao trabalho na roça ou realizar outra atividade e durante o percurso inicia o processo de incentivo e convencimento ao jovem.

Depois desse processo o mais velho que levou o jovem encontra a casa da formiga e cava irritando as formiga e só assim todas formiga saem fora do buraco e é nesse momento que o rapaz põem o braço no meio da casa da formiga e deixa ferrar por um minuto.

Após passar um minuto e a formiga ainda ferrando tem que retirar toda a formiga e não pode coçar o braço em seguida pode ir embora para casa. Depois de cinco minuto o braço começa a inchar aumentando a coceira isso leva três dias para o braço ficar normal novamente.Acredita se que realizar essa pratica a pessoas fica totalmente curada fica um bom pescador, e bom de mira na hora de caçar e fica um bom trabalhador, fica corajoso e só assim estar pronto para o casamento.

Portanto é um modo para preparação do jovem macuxi e era bastante praticada no passado, apesar de ser uma pratica muitas pessoas tem medo de fazer essa pratica cultural, na comunidade indígena. é uma forma identitária cultural do povo macuxi

 

 

Autor: Elder Silva Marques

  Acadêmico de Gestão Territorial Indígena – UFRR

Colaborador do Portal Índio educa

No tags for this post.


Matérias recentes publicadas em: Ser Índio



Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em História Clique aqui para ver todas as matérias em Ser Índio



2 Comentários

  1. Maria Elisa -  

    Olá

    Eu gostaria de saber, TODOS tem que fazer isso? Qual idade geralmente acontece isso?

    22, março 2014, 12:39pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →