BIBLIOCA



BIBLIOCA

 

Esse espaço é para vocês compreenderem sobre os temas relacionados à questão indígena, com teses, dissertações, monografias, textos, artigos, enfim, trabalhos que podem auxiliar o professor e alunos para entender a história e cultura dos índios.

Nossa Biblioca se inicia com trabalhos escritos por indígenas. Queremos suas opiniões e colaborações para aumentar nossa Biblioca.

 

Boa leitura!

 

 

Da aldeia para a universidade: uma análise sobre a diversidade cultural e linguística

dos acadêmicos indígenas da UCDB

Luiz Henrique Eloy Amado

Maria Fernanda Borges Daniel de Alencastro

 

Download (PDF, 67.73KB)

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Biblioca



7 Comentários

  1. Nhenety Kariri-Xoco -  

    Acho muito legal ter esta opção para os indidigenas que estçao frequentando o Ensino Superior, assim teremos ao longo do tempo formaremos o Acervo do Indio Educa para consultas de pesquisadores da Comunidade Científica, com teses feita pelos próprios indigenas. Sucesso a todos indigenas abraços Nhenety KX.

    28, fevereiro 2012, 11:19am  -  Responder →
  2. Pascoal -  

    Olá Marina, Amare, Renata Yolly, Maria, Sebastian [e demais indígenas da roda de conversa sobre educação indígena em Olivença/Ba, no dia 08/03/12]. Como disse, naveguei no site http://www.indioeduca.org e pude ver que há um sem fim de informações. Gostei de muitas delas. Mas esta página: BIBLIOCA deve ser, ao meu ver, a base de ampliação dos conhecimentos sobre os povos indígenas no Brasil. E, em seguida, os videos, as fotos, a história, a identidade e a atualidade.
    Com o tempo vou lhes enviar algumas coisas importantes que temos, em apoio aos Tupianmbás de Ilhéus e enquanto sociedade civil organizada que enxerga o país como diverso e plural.
    Saudações,
    Pascoal

    08, março 2012, 3:31pm  -  Responder →
  3. Oka-san ;) -  

    Não só nesta data, mas em todas, devemos refletir sobre todos os aspectos culturais e sociais que envolvem as nações indígenas. A cultura brasileira tem raiz indígena e não devemos esquecer disso nunca. Esse site é uma excelente ferramenta para pesquisa e divulgação dessa contribuição e deve ser usada como tal.
    Temos que entender que somos irmãos de uma grande nação que ,ás vezes, se ignora suas raízes.

    19, abril 2012, 4:46pm  -  Responder →
  4. Jaqueline Mabel -  

    Olá, queridos. Sou graduanda do curso de Pedagogia e estou pagando uma cadeira, chamada: Educação Indígena. Nossa, tenho me encantado em cada busca pela história dos índios, em principal a origem, cultura e costume Fulni-ô, o qual tenho pesquisado para um trabalho da Faculdade. Nossa, vi o quanto fui enganada na escola, acerca de vcs, imaginava o índio, com todo respeito, como um pobre coitado que luta por dignidade e terra, afinal, é isso que é passado nas escolas. Me enganei geral!! (Graças a Deus!) Estou facinada por este tema. penso até em ir mais longe com ele… Obrigada por colaborarem tão maravilhosamente com este site, para a minha formação acadêmica. Um abraço!!

    02, outubro 2012, 7:15pm  -  Responder →
  5. beatriz silva vaz tostes -  

    achei muito legal o site vou mostrar a minha professora acho que ela goatara muuito do site .obrigada

    05, março 2013, 8:37pm  -  Responder →
  6. palom -  

    achei pela 12 vez um site educativo e legal para quem quiser ler . pessoas de todas as idades …

    08, abril 2013, 3:42pm  -  Responder →
  7. Geraldo Salgado -  

    http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/cienciaenatura/article/view/14171

    15, setembro 2014, 6:38pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →