Índio mora em oca?



 

Será que isso ainda existe? Onde moram hoje? São capazes de morar em apartamentos?

 

Há quinhentos e onze anos atrás, quando a nossa Terra mãe foi Invadida, alguns povos indígenas moravam em lugares diferentes: casas feitas a palha, madeira e barro. Cada Família tinha sua casa.

foto: sabrina taurepang

Em pleno seculo 21 há quem acredite que índio para ser índio tem que morar nessas respectivas moradias (ocas), e em algumas aldeias ainda há famílias que residem em neste tipo de habitação.

Todavia sabemos que o mundo gira em torno da globalização, e nós indígenas (assim como qualquer outra pessoa) somos predispostos a aderir a tais avanços tecnológicos se julgarmos necessários para facilitação de nossas vida.

A sociedade Brasileira tem mudado bastante com relação as suas moradias, muitos moram em prédios, ou em casa menores e ainda encontramos os ribeirinhos que fazem suas residências em beiras de rios. Nós povos indígenas também, muitos vivem nas suas aldeias em Casas de tijolos, coberta com telhas, ou em casas feitas com barro cobertas com palhas de buriti ou de outras palmeiras. Ainda tem índios que moram em grandes apartamentos próprios ou alugados em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro.

foto: Monaliza Makuxi

Assim como cada país ou região tem sua forma típica de moradia, e procuram melhorar para conforto de sua família, assim também somos nós povos indígenas, todavia a cultura permanece viva independente da habitação ou do local em que vivemos ou estamos. O que faz o índio ser índio não é a moradia em sim, mas a tradição e rituais que se revive a cada dia, as lembranças fortes repassadas de pais para filhos seja em ocas, casas urbanas ou apartamentos, uma vez índio sempre índio.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Atualidade



33 Comentários

  1. kawatá xoh&at -  

    é isso é estranho, mas se fazemos parte do mundo devemos nos acostumar a ele, mas é claro sem perder nossa cultura, nossa identidade, porque isso é o que nos diferencia e nos destaca na sociedade :)

    21, novembro 2011, 4:04pm  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      A palavra que eu usaria no lugar de ACOSTUMAR seria ADAPTAR, pois Acostumar significa habituar-se (adquirir/contrair um hábito), e nós já possuímos um costume ou hábitos próprio passados de geração em geração, chamados de cultura e tradição de cada respectiva tribo/povo, que como você citou, é o que DESTACA na sociedade capitalista e desumana que enfrentamos no dia a dia.
      Saudações indígenas…

      23, novembro 2011, 11:11am  -  Responder →
  2. renato -  

    Parabéns pelo site! Sou branco, mas tenho o maior resdpeito pelas pessoas indígenas, e creio que cada um merece seu espaço na vida. Muito educativo e explicativo, gostaria que me explicassem se vcs indígenas comemoram os festejos de final de ano. FELIZ NATAL e FELIZ ANO NOVO A TODOS.

    08, dezembro 2011, 6:08pm  -  Responder →
  3. Givanildo Emerson -  

    Gostei muitíssimo do site. Abriu o meu entendimento sobre a cultura indígena. Entretanto, tenho dúvidas: Como é trabalhado a relações comerciais entre os índios? Na televisão vejo muito sobre o ensino de língua indígena e do português, mas e a matemática?

    12, janeiro 2012, 12:07pm  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Caro Givanildo,

      O Grupo Indio Educa agradece o contato.
      As relações comerciais entre o povo indígena e variado.
      Vou falar do meu povo, Makuxi que habita a região lavradeira da Raposa Serra do Sol, nossas relações comerciais ainda é na maioria das vezes por meio da troca de produtos e mercadorias. Um exemplo claro é o polo base da aldeia Barro, onde vem pessoas de várias aldeias trazendo mantimentos e outras mercadorias, alí é feita a troca de carne por peixe, farinha por arroz, peixe por farinha entre outros produtos. Mais nós também não estamos fora da economia capitalista, entanto tem hora em que comercializamos nossos produtos também exemplo disso é a venda de nossos artesanatos.
      Com relação a educação, a educação indígena não segue os mesmos parametros que se segue a educação escolas Brasileira. Muitas aldeias trabalham com temas contextuais, deixando de lado o que muitos conhecem como matérias, esses temas contextuais é aplicado uma hora em aula( em sala ou em baixo de arvores) , eu uma hora aplicada na prática na roça, na caça, nos planos das casas, nas medidas das madeiras, nas areas de plantio, então a matemática acaba se inserindo nesses temas contextuais.
      Saudações

      19, janeiro 2012, 5:06pm  -  Responder →
    • Nhenety Kariri-Xoco -  

      As relações comerciais entre indigenas acontece nas tribos mais próximas principalmente no Parque nacional do Xingu onde eles chama ” Moytará” uma especie de troca culturais de produtos como ceramica, artesanto. Apesar de viveram numa mesma área eles tem territórios distintos, cada etnia com seu território, tem várias linguas. No brasil os indigenas do Nordeste trocam sua ceramica e artesanatos por alimentos com as populações não-índias, mas vendem bastantes p excesso da produção para usas necessidades básicas os produtos não existente nas aldeias. Abraços Nhenety Kariri-Xocó.

      24, fevereiro 2012, 12:38pm  -  Responder →
  4. Gilmar INDIO KAINGANG -  

    “Não vivo no passado, o passado vive em mim”.
    Uma frase que sempre cito para designar que nós indios não ficamos num passado tão cruel que aconteceu com nosso povo, as maldades e brutalidade que marcaram a diminuição de nossa sociedade. Mas a frase citada diz respeito mas as coisas boas como nossa cultura, crença, habitos que preservamos apesar desse longo tempo, apesar de muitos não andar mais pelado ou morando em ocas, mas nossa identidade sempre preservada, pois ser Indio é ser indio!!!

    25, janeiro 2012, 1:31pm  -  Responder →
  5. Auritha Tabajara -  

    Olá. É interessante esse trabalho,porque tem muita gente que ainda faz exatamente essas perguntas,e nosso papel como Educador não só em sala de aula,mais um compromisso maior com o nosso povo,é assumir,mas assumir verdadeiramente,não ter medo pois nosso povo ja sofreu muito agora temos espaço para falarmos…

    26, fevereiro 2012, 9:48pm  -  Responder →
    • Nhenety Kariri-Xoco -  

      Auritha Tabajara parente faça uma matéria em nosso site Indio Educa , mostre o Papel do Educadpr Indigena com compromisso ao povo indigena . Abraços Nhenety Kariri-Xoco.

      27, fevereiro 2012, 8:53am  -  Responder →
  6. Antonio Santos Aquino -  

    Meus parentes(sou descendente de tapajós, tribo extinta), estou fazendo oitnta anos, vivo no Rio de Janeiro. Gostaria de dizer o que vocês já sabem: O mais importante é a terra que deve ser preservada e defendida. Só assim no futuro os mais novos que vierem para substituí-los encontrarão um espaço defendido, reflorestado e próprio para viver e continuar com dignidade nossa luta.

    02, março 2012, 11:14am  -  Responder →
  7. Dr. Toivo Willmann -  

    Alguém, entre os não-índios, já experimentou ?
    As ocas tradicionais, sem paredes de barro sequer, têm o ar acondicionado mais barato. Não gasta energia elétrica…

    Abraço:

    Toivo Willmann

    04, abril 2012, 2:26pm  -  Responder →
  8. Jorge da Silva -  

    Veja neste site, um patrimônio cultural dos povos indígenas. Uma maneira inteligente de apresentar aos outros povos algo que até pouco tempo atrás não era pouco divulgada.

    23, abril 2012, 6:41pm  -  Responder →
  9. Jorge da Silva -  

    Veja neste site, um patrimônio cultural dos povos indígenas. Uma maneira inteligente de apresentar aos outros povos algo que até pouco tempo atrás não era divulgada.

    23, abril 2012, 6:43pm  -  Responder →
  10. Delcina Andréa de Azevedo -  

    Adorei ester site!!!!!!!!!!!!!!

    26, abril 2012, 7:36am  -  Responder →
  11. Fátima Gomes -  

    Adorei este site, pois tem sido muito esclarecedor para mim. Sou professora de EJA e, em nossa escola temos trabalhado incessantemente a questão das diferenças étnicas e o respeito às diversidades culturais de nosso país. Portanto, esse espaço vem ao encontro das dúvidas que são levantadas em sala de aula e tenho copiado e levado para as atividades com os alunos.
    Muito legal! Vamos lutar por um mundo melhor e mais igualitário!

    10, junho 2012, 4:03pm  -  Responder →
    • Marina Cândido Marcos -  

      Olá professora,

      Ficamos felizes em saber que o portal tenha servido como apoio, a ideia do portal é essa mesma. Trazer as diferenças culturais indígenas que muitas vezes são veladas em sala de aula, quando não trazendo os velhos estereótipos!
      Agradecemos a visita no portal! Qualquer dúvida que surgir, estamos aqui para responder! Fique a vontade!
      Saudações!
      Grata

      11, junho 2012, 11:34pm  -  Responder →
  12. Emanuela Marinheiro -  

    Adorei esse site, mostra realmente a realidade do povos indigenas…

    Sou india Tumbalalá…

    13, agosto 2012, 9:30pm  -  Responder →
  13. jennifer gabriely -  

    acho que muitas pessoas como eu não imaginavam que índios moravam em apartamento pois sempre que falamos índios já vem na cabeça pessoas que moram em ocas e não usam roupas e também usam penas na cabeça,mais agora sei que índio é igual a gente…

    25, outubro 2012, 1:20pm  -  Responder →
  14. vitoria suelem silva de moraes -  

    eu to muito contente porque os índios moras nas tocas,na tribos,apartamento grandes,pode ser duas diferencia casa pequena ou enorme, o apartamento grande ou enorme.
    os índios tem a capacidade de cultura de varias formas ex: pita o rosto,tomar banho no rio, pintar o rosto,etc…
    os índios também caçava animais,e também matava os brancos para ter a fossa do brancos sei também o povo indigenas da tribo tupi-guarani.. eles constroi casa na beira do rio. mas vcs já se botou no lugar dos índios??

    25, outubro 2012, 1:20pm  -  Responder →
  15. vitoria suelem silva de moraes -  

    eu to muito contente porque os índios moras nas tocas,na tribos,apartamento grandes,pode ser duas diferencia casa pequena ou enorme, o apartamento grande ou enorme.
    os índios tem a capacidade de cultura de varias formas ex: pita o rosto,tomar banho no rio, pintar o rosto,etc…
    os índios também caçava animais,e também matava os brancos para ter a fossa do brancos sei também o povo indigenas da tribo tupi-guarani.. eles constroi casa na beira do rio.

    25, outubro 2012, 1:21pm  -  Responder →
  16. brernda rosa -  

    adorei esse site mostra realmente a realidade dos povos indigenas. e eu aprendi muito nesse site que antes os indios moravam nas suas ocas feita por eles e a gora eles moram en casas pequenas ou apartamentos alugados e augumas casas comstroem em beiras de rio e o telhado era de folha de bananeiras…

    25, outubro 2012, 1:29pm  -  Responder →
  17. Edilaine -  

    eu gostei muito deste site eu aprendi coisas novas que eu não sabia e coisas muto interesante e não e preciso se preocupar porque eles não são melhores que agente e a gente não e gente não e melhor que eles porque não importa as cores e o carater da pessoas.

    25, outubro 2012, 1:30pm  -  Responder →
  18. leticia -  

    eu entendi que os indi educa mora em casas de barro e eles trocam farinha por aros e carne por peixe e outras
    pessoas achavam que para ser um indi tinha que vestir roupas iguau as que eles usavam

    25, outubro 2012, 1:30pm  -  Responder →
  19. Hélio -  

    Me espantei com o quanto eu desconhecia da cultura indígena, e com o quanto aprendi com esse site. Parabéns pela iniciativa! É muito importante ter contato com a cultura do índio pelo próprio índio, sem a distorção que acontece as vezes nos meios de comunicação. Obrigado pela fonte de conhecimento. (:

    27, outubro 2012, 3:15am  -  Responder →
  20. kenner de souza esteves -  

    os idios tinha uma vida boa, só que eles mudou ara outra vida

    25, abril 2013, 2:49pm  -  Responder →
  21. aline -  

    valeu pela dica salvou meu trabalho de hitoria

    02, junho 2013, 12:21pm  -  Responder →
  22. felipe -  

    salvou meu trabalho de geo valeu

    20, junho 2013, 3:21pm  -  Responder →
  23. arturpozzo -  

    salvou meu trabalho de historia

    22, abril 2014, 11:29pm  -  Responder →
  24. arturpozzo -  

    salvou o meu trabalho de historia valeu

    22, abril 2014, 11:31pm  -  Responder →
    • bernardo zub -  

      oi amigo

      28, abril 2014, 4:31pm  -  Responder →
  25. bernardo zub -  

    esse site e otimo me ajudou no trabalho de historia

    28, abril 2014, 4:30pm  -  Responder →
  26. Inocêncio Duarte -  

    A proposta de projeto de lei que permite acréscimo do nome da tradição indígena e afrodescendente ao nome próprio, para os maiores de 18 anos (altera/acrescenta parágrafo ao artigo 56 da Lei 6015/73 – Lei de Registros Públicos), foi encaminhada ao Senado Federal por meio do Of. nº 151/14/PS-GSE, em 15/05/2014.
    Agora a pressão é para os senadores aprovarem a medida que já está há mais de 5 anos no Congresso e assim poderemos usar em nosso nome próprio o nome de nossas tribos e designações.

    21, agosto 2014, 7:50am  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Realmente caro Inocêncio, como se tem notado, as questões envolvendo nós povos indígenas sempre ocorre com morosidade. Todavia, cabe a nós lutarmos para que aconteça, pois se ficarmos calados diante das solicitações nunca atendidas, vamos estar vestindo a mesma camisa do esquecimento que os que se dizem defensor dos nossos direitos já vestem há muito tempo. Vamos fazer a nossa parte em luta dos nossos direitos, cumprindo nossos deveres, e tendo fé que uma hora vai acontecer.
      Saudações indígenas.

      25, setembro 2014, 10:06am  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →