ARMAS TRADICIONAIS DO POVO MACUXI DE CAMARARÉM



O presente texto apresenta a importância do uso das armas tradicionais da cultura do povo macuxi da comunidade indígena de Camararém, a construção das pontas das flecha com diferentes nomes na língua macuxi ,forma do ritual como a crença que foi praticado no passado, apesar de ser uma arma tradicional que serve para caçar,pescar.

flecha usada para caça

 

A arma tradicional do povo macuxi da comunidade indígena de camararem é importante porque fortalece e demonstra que a cultura ainda estar viva e que é a identidade de um povo macuxi onde o homem sempre depende dessa ferramenta para auxiliar na busca de alimentação para o sustento da família principalmente quando for caçar,pescar e realizar outras atividade.

cacete para matar animais que ficam em buracos, como Tatu, Paca e outros

O processo para a construir a arma tradicional depende muito de conhecimento da pessoa que vai realizar a atividade ,pois durante a fabricação é necessário uma vara de flecha com um metro e meio de comprimento ,pena de passaro,breu isto é , cera de abelha, linha de curawa que é fibra resistente de uma planta,madeiras para construir o formato das pontas como:piriu,tapoken.atimi e urapa no entanto a madeira deve ser resistente como: roxim, pau rainha, pau pau-pau-d’arco e muitas das vezes não era encontrado na aldeia e precisavam buscar em outros lugares.

A construção e uso das armas tradicionais macuxi esta relacionada com alguns rituais de proibição, sendo este conhecimento dos mais velhos. Eles explicavam que o uso das armas não esta destinado a qualquer pessoa. Por exemplo, quando a mulher esta no ciclo menstrual não pode tocar nessa arma, pois acredita-se que durante a caçada não consegui acertar o alvo ,e fica panema.

De acordo com as informações dos mais velhos da comunidade o uso de veneno na ponta das flechas era utilizado para adormecer a caça durante a caçada coletiva ou individualmente no entanto o veneno feito era produzido pelo povo patamona ,ingarico,e sempre ocorria o intercambio entre povos .

Portanto alguns dos idosos da comunidade foram morrendo, levaram seus conhecimentos e a população da comunidade deixou de praticar o uso de armas tradicionais e que este tema é uma iniciativa para reativar as historias que ocorreram no passado para assim valorizar a identidade.

 Autor: Elder Silva Marques
Graduando em Gestão Territorial Indígena pela UFRR
Contatos: falecomsilvamarques@gmail.com
No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Atualidade Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em História



3 Comentários

  1. Hemerson Pataxó -  

    “De acordo com as informações dos mais velhos da comunidade o uso de veneno na ponta das flechas era utilizado para adormecer a caça durante a caçada coletiva

    produzido pelo povo patamona ,ingarico,e sempre ocorria o intercambio entre povos .”

    Muito bom o texto. Esse tipo de referência (faço questão de reproduzir) “De acordo com as informações dos mais velhos…” é um dos mais ricos e confiáveis que existe.

    09, fevereiro 2013, 9:39pm  -  Responder →
  2. Anizio da silva raposo -  

    Esse negocio de que os índios esta ou continua sendo alvo do governo no sentido de preconceito, por que isso ?se por exemplo, um estranho invadir sua casa ou terreno oque o governo faria com essa pessoa ? Me responde por favor , oque ele faria ?

    01, janeiro 2015, 6:31pm  -  Responder →
    • Aracy Tupinambá -  

      Terras indígenas pertencem a união e não indígenas que moram em áreas indígenas dependendo da situação devem receber indenização.

      24, fevereiro 2015, 9:56pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →