USO E COSTUME DA PIMENTA MALAGUETA MACUXI



Importância da pimenta malagueta
Na cultura do povo macuxi a pimenta malagueta estar relacionado com a vivencia do dia-dia e esse elemento tradicional tem um valor e significado para a população. Principalmente como uma forma de valorizar a identidade macuxi. O uso e costume da pimenta malagueta estar relacionado principalmente da diversidade da culinária e crença praticado há muito tempo.

Uso da pimenta tempos passado e dias atuais
De acordo com as informações dos mais velhos da comunidade indígenas de camararém localizado ao norte do estado de Roraima na terrra indígena raposa serra do sol a pimenta malagueta é usado de uma forma bem diferente do outras variedades de pimentas nativas existente nas aldeias indígenas. O modo mais pratico é em relação a culinária onde após ser coletado serve como uma mistura para a Damurida que é uma alimentação que se faz com carne de caça,peixe ,rã,saúva entre outro e nesse caso a pimenta malagueta é usado em grande quantidade dando assim um gosto ardosamente. Uma outra forma é o uso da folha da pimenta malagueta que após ser coletada passa em um processo de escaldamento com tucupi e logo lavado e poem dentro da Damurida uma forma prática do povo macuxi. Também segndo benzedores da comunidade a pimenta malagueta é muito bom para espantar a preguiça pois no passado sempre foi usado para por pimenta no anus segundo a crença ist era para que os jovens pudessem crescer saudáveis onde toda manhã tinha que passar no suvaco antes de tomar isso era para não ficar velho mais sim esperto e ser assim um bom caçado e pescador na família. O próximo uso da pimenta é relacionado a uma crença que quando as pessoas estar doente tem que espremer a pimenta em um recipiente e tirar o sumo da pimenta para por nos olho em sextas feiras e,acredita que a pimenta malagueta espantar a cegueira e tirar cravo do rosto e espanta espirito maus da serra como por exemplo: mariwa mito que captura espírito macuxi. A outra forma do uso é pelo homem e mulher macuxi onde mastigar cedo com carvão de mirixi casca rocha limpa onde o povo macuxi acredita que os dentes ficam fortes e saudáveis. Portanto esses conhecimentos tradicionais está relacionado a identidade de um povo que demostra que acultura ainda estar viva e praticando seus costumes e tradições vivenciado no dia dia e que tudo isso é um forma de compartilhar esses valores como um patrimônio cultural.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura



2 Comentários

  1. sebastian -  

    Muito interessante!!!!
    Valeu pela partilha!!!!!
    Sabia que pimenta era coisa boa mas nao imagina nem 5% de todo esse valor quem tem para vossa cultura!!!!
    Quando vier para Bahia traga umas semenets de pimenta para a gente plantar por aqui!!!! Abraço

    02, setembro 2012, 12:10pm  -  Responder →
  2. Rodrigo Fernandes -  

    Revisem os artigos antes de serem publicados. Erros de concordância e pontuação dificultam a leitura e entendimento da matéria. A Língua Portuguesa agradece e eu, como leitor, agradeço também!

    21, março 2014, 11:33am  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →