volcan
Natureza

Erupções vulcânicas, tudo que você precisa saber

Vulcões são aberturas através das quais o magma é liberado, o magma é rocha derretida muito quente e subterrânea. Elas são formadas quando duas placas tectônicas, blocos de terra gigantes em constante movimento, colidem e se separam. Embora, às vezes, o movimento dessas placas tectônicas gere apenas terremotos, mas em certas ocasiões quando elas se juntam o magma que embaixo das placas tectônicas, é liberado e então daí surge um vulcão. Você também deveria saber que os vulcões se formam na superfície da terra, mas também no fundo do mar ou mesmo até em outros planetas. Sob a crosta terrestre há uma rocha derretida muito quente chamada magma e quando finalmente ocorre uma colisão tectônica são produzidas fendas na terra é então quando através dessas fendas que a rocha derretida muito quente sai e quando um vulcão o expele, diz-se que entra em erupção e, uma vez exposto, esse magma se transforma em lava.

O que é um vulcão?

Vulcões e as morfologias vulcânica são o resultado de processos complexos de construção e destruição que dão origem a paisagens ricas e diversas. Vulcões surgem quando o magma sobe à superfície de dentro da Terra. Os vulcões são o produto de um único episódio eruptivo que são chamados vulcões monogenéticos e geralmente aparecem agrupados de maneira irregular, bem alinhados em favor de estruturas tectônicas, dando origem a campos vulcânicos. Quando a atividade ocorre em um vulcão, diz-se que o vulcão está em erupção. Eles são geralmente estruturas compostas de material fragmentado e fluxos de lava e através da chaminé vem a rocha derretida proveniente do manto da terra, conhecida como magma.

O que é uma erupção vulcânica?

A erupção vulcânica é uma emissão de matéria sólida, gasosa ou líquida expelida pela crosta terrestre e proveniente de um vulcão. Como o vulcão libera magma e outros detritos derivados, as erupções vulcânicas produzem um acúmulo desse tipo de material nas proximidades das crateras. Existem cerca de 1.300 vulcões ativos em todo o mundo que geram cerca de 50 erupções anuais de magnitude variada, dependendo da pressão do vulcão, ele terá maior ou menor grau de violência na emissão de materiais. Podemos distinguir diferentes erupções levando em consideração se a pressão do magma do vulcão é liberada com ou sem uma explosão. Isso causa, respectivamente, uma erupção efusiva (menos quantidade de lava que é expelida) ou uma erupção explosiva causada por uma pressão mais alta que causa uma violenta fragmentação do magma.

Tipos de erupções vulcânicas

Existem atualmente diversos tipos notificados de erupções vulcânicas, sendo elas: a Erupção pliniana: é uma projeção violenta e explosiva de gases na forma de uma coluna, emissão de um grande volume de pedra-pomes; Erupção vulcânica: é uma violenta explosão vulcânica, frequentemente relacionada à interação do magma com a água e essa interação, junto a fragmentação, produz uma grande quantidade de vapor, cinzas, blocos e bombas; Erupção Peleana: é uma explosão violenta que resulta da solidificação de um magma muito viscoso na chaminé de um vulcão; Erupção estromboliana: é caracterizada por pequenas explosões de materiais em estado fundido ou pastoso, que ocorrem em alguns minutos ou horas, acompanhadas por derramamentos de fluxos de lava e por último a Erupção havaiana: uma emissão de lava muito fluida que derrama rapidamente sob a forma de grandes fluxos.

Erupções vulcânicas recentes

Embora se deva lembrar que muitos vulcões estão em erupção por longos períodos de tempo com alguma intermitência, o número de erupções recentes é um tanto incomum. Além disso, está o forte terremoto no Nepal, que faz com que algumas pessoas se perguntassem se há um efeito telúrico global ou talvez alguma influência de tempestades geomagnéticas. Para a ciência, isso é apenas uma coincidência. Uma possível explicação tem a ver com pequenas mudanças na velocidade de rotação do planeta, que podem produzir atividade vulcânica. Outros acreditam que isso pode ter a ver com mudanças climáticas (que é um ciclo de retroalimentação, pois as erupções também causam mudanças climáticas).

Erupções vulcânicas históricas

Acredito que todos conhecemos a história de Pompeia e da erupção do monte Vesúvio que é uma das erupções vulcânicas mais famosas da história e já foi documentado por filmes, documentário e até em séries de TV. No ano 79 a.C uma nuvem ardente de gases e partículas causou o sepultamento de uma cidade inteira romana conhecida como Pompeia. A cidade estava coberta por material vulcânico por uma camada de mais de 25 metros. Outra erupção que afetou não só as famílias das 500 pessoas que perderam a vida nessa tragédia mas também o mundo em escala global foi a erupção do Monte Pinatubo. Em 1991, muitas pessoas perderam a vida com a erupção de um dos maiores vulcões da cadeia nas Filipinas, com sequelas mundiais com porque os gases piroclásticos liberados nessa explosão, causaram uma queda na temperatura média global de 0,5º C.