AJUDANDO O PROFESSOR



As escolas são os principais bancos de aprendizagens do Brasil. Mas pelo que se percebe é que o desrespeito a diferença cultural ainda é o grade abismo, principalmente quando se trata da questão indígena.

Até os dias ainda é comum, encontrar nas literaturas, nas escolas, na historiografia do Brasil, e em muitos outros casos, a figura do índio estereotipado e genérico, esquecendo-os das várias etnias que compões esse povo, e das mais diversas formas de vida deles. Em muito outros casos, a mesma figura é tida como algo exótico, onde seus artefatos tradicionais servem apenas para enfeite, assim como também como um ser atrasado, que é contra o progresso e outras ações de empresas multinacionais e até meso do Governo Brasileiro.

Mesmo com a Lei 11.645 de 2008, as escolas e outras instituições de ensino na maioria negam a grande diversidade cultural e lingüística dos mais de 215 povos indígenas que vivem hoje no Brasil. Embora essa mesma lei tornasse obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e indígena”, nos currículos das redes de ensino, que materiais os professores tem para subsidiar essa temática?

Além dos poucos conteúdos citados nos livros que chegam a escolas, onde mais os professores podem recorrer para que possa se cumprir essa lei? Isso se torna uma pergunta vaga, pois se os livros não trazem essa temática o único meio é corre a internet, e tentar empurrar goela abaixo essa temática. Nesse modo os professores, principalmente do ensino fundamental tentam o máximo para colocar isso de uma forma ou de outra, caindo no erro repetino de sempre, que acaba sendo o mesmo todo ano: Faça uma pesquisa sobre os povos indígenas.

Para finalizar vamos refletir sobre a mesma lei e acreditar que pode ser possível, mas que ela só vai passar a vigorar no momento em que os livros tratarem à temática como se um assunto do livro didático e não um assunto para o livro didático. Como também, os profissionais que trabalham com a classe de alunos, estiverem preparados para tratar essa questão de forma igualitária a outras temáticas.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Ajudando o Professor



3 Comentários

  1. katia -  

    Bom dia!
    Sou professora de Geografia e gostaria de aprender mais sobre a educação indígena.
    Parabéns pelo site

    31, janeiro 2012, 7:41pm  -  Responder →
  2. Aline -  

    Ola, sou professora de historia e gostaria de saber se vcs tem algum material sobre cultura indigena, que eu possa pesquisar. tenho que trabalhar com essa tematica em sala de aula, e queria mais material alem dos livros didaticos.
    obrigado desde ja!!

    07, março 2012, 10:02am  -  Responder →
  3. Glauce -  

    Sou professora e quero montar um projeto sobre os indígenas e gostaria de saber quais conteúdos são importantes para trabalhar com nossos alunos? Agradeço desde já.

    13, abril 2013, 11:16pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →