Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 18 de fevereiro de 2022 Ciência e tecnologia

Qual a relação da poda neuronal e o aprendizado?

Desde a etapa embrionária até a fase adulta o nosso cérebro passará por várias etapas importantes. Um desses processos se denomina poda neuronal ou poda sináptica, uma importante etapa no desenvolvimento cognitivo de um indivíduo.

Por isso, a poda neuronal está intimamente relacionada ao aprendizado, a memória e outras funções importantes do nosso cérebro. Dessa maneira, nesse artigo vamos discutir sobre a real importância da poda sináptica e qual a sua relação com os processos de aprendizagem.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 23 de julho de 2021 História

A maneira de pensar do período Barroco

O período Barroco foi um dos movimentos culturais mais importantes da Europa e América pós-colonial. Desse modo esteve presente por aproximadamente e século desde o XVI até o final do século XVIII. Desse modo, sendo difundido por toda Europa e América Latina, como também as outras regiões colonizadas.

De fato, o barroco foi contrastado com o Renascimento por expressar uma sensibilidade pessimista, mas, ao mesmo tempo, crítica e complexa. Isso ocorre na literatura e na arte e são um reflexo da época que se desenvolvia. Um período marcado por grandes mudanças, revoluções, tanto do ponto de vista psicológico, como do ponto de vista cultural, social, político e econômico.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 9 de abril de 2021 Natureza

Como identificar a diferença entre uma rã e um sapo?

Embora pareçam muito similares a primeira vista uma e um sapo podem apresentar características muito distintas. Desse modo, em algumas ocasiões é importante saber identificar esses dois tipos diferentes de animais, já que algumas espécies podem ser altamente venenosas. Nesse sentido, mesmo que esse dois animais fisicamente aparentam as mesmas estruturas, nesse artigo vamos pontuar algumas características particulares de cada um.

De fato, podemos identificar algumas diferenças físicas como a cor e a forma do corpo. Logo o comportamento distinto, já que as rãs devem estar sempre próximo da água e os sapos podem ser mais independentes quanto a esse quesito. Outro fator característico para distinguir esses dois animais consiste na capacidade de saltar já que uma rã pode alcançar alturas muito mais altas que um sapo.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 28 de janeiro de 2021 Ciência e tecnologia

Células animais, vegetais e o mundo microscópico

Todos os seres vivos sem exceção são compostos de um conjunto de células que em conjunto trabalham para o funcionamento de um macroorganismo. Como também, no caso do seres unicelulares, de um microrganismo.

Desse modo entre as células eucariontes se encontra as células animais e células vegetais que se classificam por apresentarem um núcleo definido. Logo por armazenarem dentro desse núcleo um material genético definido. Além do mais elas se distinguem por outras características morfológica e a maneira que possuem de produzir energia, respirar e se reproduzir.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 15 de dezembro de 2020 História

A prostituição de indígenas em São Paulo como atrativo para turistas

Atualmente, estima-se que existam cerca de 896.000 indígenas em todo o Brasil. Além da região metropolitana de São Paulo, no interior desta megacidade paulista há muita vida e é lá que se instala um grande grupo de indígenas.

Infelizmente, as atuais circunstâncias em que vivem não parecem ser as melhores. Ano após ano, eles veem como o as fronteiras de suas terras diminui à medida que as empresas se apropriam delas cada vez mais. Tudo isso, sem falar no grave problema do corte indiscriminado de árvores, que está destruindo completamente o seu ecossistema.

Tudo isso tem levado um grupo cada vez mais numeroso de indígenas a se prostituir para subsistir. Elas são vendidas como acompanhantes em São Paulo e não escondem sua condição de indígenas, mas, ao contrário, a promovem como ponto a favor de quem busca uma experiência diferente nas periferias da grande cidade de São Paulo.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 5 de novembro de 2020 Natureza

Evolução dos cetáceos até as baleias modernas

Atualmente sabemos que existe uma grande variedade de espécies de baleias e algumas delas são tão abundantes e eficientes que se distribuem por todo o planeta. Além disso, a transição entre os predecessores das baleias como conhecemos nos dias de hoje foi produzida pouco depois da aparição dos grupos de mamíferos modernos.

Esse fato está estimado de ocorrer há 55 milhões de anos atrás. Decerto em um dos períodos mais calorosos da terra no qual os dinossauros terrestres e os grandes repteis marinhos já tinham desaparecido milhões de anos antes. Por essa razão, um grupo de mamíferos ungulados passavam uma grande parte da sua vida em terrenos majoritariamente aquáticos pela abundância de alimento. Portanto, com o passar do tempo renunciaram se desenvolver em outros terrenos e evolucionaram até as baleias tais como conhecemos hoje em dia.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 19 de setembro de 2020 Literatura

Como escrever um roteiro para teatro?

Escrever o roteiro pode parecer algo assustador para qualquer um. Contudo, se você é uma dessas pessoas criativas e apaixonadas pela arte cênica, essa poderá ser uma tarefa extraordinária. Com o intuito de trazer as melhores informações para quem se interessa em escrever um roteiro para teatro, separamos alguns conselhos ideias.

Em outras palavras, nesse artigo você encontrará os pontos-chave para poder escrever um excelente roteiro onde sua imaginação flua naturalmente. Portanto, se o mundo do teatro te deixa fascinado e ver as obras clássicas sendo representadas em cena fazem a sua baba cair. Não se esqueça que elas também surgiram de uma ideia inicial, talvez igual à sua.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 5 de agosto de 2020 Natureza

Amazônia: patrimônio natural da humanidade?

A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo se expande por uma vasta região da parte central e setentrional da América do Sul. As adjacentes regiões das guianas e do pantanal também podem ser considerados parte da Amazônia.

A Floresta Amazônica se desenvolve junto do rio Amazonas e de sua rede fluvial. As altas temperaturas favorecem o crescimento de uma vegetação exuberante, sempre verde. O título que ostenta de pulmão do planeta não é casualidade. Toda a flora da selva tropical úmida da América do Sul está presente na Floresta Amazônica. Existem ainda inumeráveis espécies de plantas ainda sem classificar, milhares de espécies de aves, anfíbios e milhões de insetos.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 22 de junho de 2020 Ciência e tecnologia

SpaceX: o futuro da comercialização das viagens espaciais

Elon Musk diz que devemos fazer o melhor possível para nos converter em uma espécie interplanetária e que deveríamos fazer isso agora. Por essa razão, Elon Musk é o fundador da visionária empresa SpaceX que promete levar o homem ao próximo patamar tecnológico do milênio.

Ele acredita que os humanos podem se converter em uma espécie interplanetária. E pensa que a sua nova nave espacial pode nos ajudar a atingir essa meta. Nas instalações da SpaceX, em Boca Chica, Texas, Musk detalhou sobre as suas inversões futuras como um foguete que algum dia poderá levar humanos a Marte.

Um dos eixos da exploração espacial do futuro será o maior envolvimento de empresas privadas, que devem desenvolver e operar seus próprios foguetes e naves. Portanto, se reduzirão os custos e permitirão que mais pessoas e instituições viajem para o espaço. Tanto a SpaceX com a nave Crew Dragon quanto a sonda Starliner que a Boeing-y está desenvolvendo e que também transferirá os astronautas da NASA para a ISS, estão sendo supervisionadas de perto pelos engenheiros da NASA.

Autor: Lira Costa Gentil
Data da publicação: 4 de maio de 2020 História

Idade Média ou Medievo, como foi esse período?

A Idade Média, também conhecida como Medievo foi o período histórico da civilização ocidental do século V ao XV. O início está localizado convencionalmente no ano 476, com a queda do Império Romano do Ocidente e seu final em 1492, com a Descoberta da América, ou em 1453, com a queda do Império Bizantino, data que tem a vantagem de coincidir com a invenção da prensa de impressão e com o fim da Guerra dos Cem Anos. A Idade Média fez uma curiosa combinação de diversidade e unidade. A diversidade foi o nascimento das nações incipientes, já a unidade, ou uma certa unidade, veio da religião cristã, imposta em todos os lugares. Essa religião reconheceu a distinção entre clero e leigo, de modo que se pode dizer que marcou o nascimento de uma sociedade secular. Tudo isso significa que a Idade Média foi o período em que a Europa apareceu e foi construída até os dias atuais.