Estamos aqui!



É essa frase que buscamos fazer ecoar em todo o Brasil! Para que nos enxerguem não como silvícolas, mas como pessoas normais, com sua cultura diferenciada sim, porém com a mesma vontade de vencer, de cursar um ensino superior, de ter sua profissão, de possuir casa, carro, moto, bicicleta, computador, internet, celular e etc. Venha, vamos debater sobre esses assuntos, e conte-nos por meio do FALE CONOSCO, o que você pensa, independente do assunto, estamos aqui para ouvi-lo e lhe informar  a verdade sobre a causa indígena. Estamos te esperando

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Cultura Clique aqui para ver todas as matérias em rascunho



81 Comentários

  1. claudiane queiroz -  

    Olá pessoal ! primeiramente gostaria de parabenizar a essa rede online que é maravilhosa, em seguida gostaria de pedir a ajuda de vcs, pois estou desenvolvendo minha monografia baseado na inclusão digital , acesso a redes sociais,os impactos e as vantagens..alguem pode me ajudar? desde ja, agradeço. Claudiane

    27, março 2012, 9:37pm  -  
    • Aracy Tupinambá -  

      Bom dia! Como poderiamos ajudar?

      31, março 2012, 11:40am  -  
      • taynara monteiro -  

        oi quero tirar uma duvida!
        bem , a mae da minha bisavó era india , existiria a possibilade de ser eu reconehecida pela FUNAI como india?

        09, outubro 2012, 3:39pm  -  
  2. Ariclenes -  

    Boa Tarde,

    Sou indígena, da aldeia Areal em Aracruz, estado do ES. e estou em três lagoas à trabalho, como temos o ritual de eventualizar esta data do índio com jogos , competições e festa com rituais , gostaria de saber se aqui em Mato Grosso do Sul tem algo em especial nesta data? Obrigado pela atenção
    Aguardo resposta.

    07, abril 2012, 3:22pm  -  
  3. Prof. José da Silva. -  

    José da Silva.
    Meu amigo:
    Sou prof. de história, mas gostaria de ser informado a respeito da fitoterapia(ou tratamento natural de saúde) desenvolvida por sua comunidade, a qual tem sido muito bem comentada, pelos resultados alcansados.
    Muito agradecido. Seu irmão José.

    18, abril 2012, 6:38pm  -  
    • Prof. José da Silva. -  

      José da Silva.
      Estou muito feliz, pela oportunidade de mantermos contatos.
      Sempre os respeitei como brasileiros e verdadeiros donos da terra.
      Um abraço, seu amigo José da Silva.

      18, abril 2012, 6:43pm  -  
  4. Winny Tapajós -  

    Gostei muito do site, parabéns…!

    19, abril 2012, 10:46pm  -  
  5. Mauricio Fonseca -  

    Olá, sou Maurício Fonseca, coordenador do projeto Prêmio Culturas Indígenas, que em breve iniciará sua 4ª Edição. Achei uma excelente idéia a de vocês. Um belo projeto. Tenho uma questão concreta e imediata. Existe uma professora da rede pública municipal de Santa Isabel, um município que integra a Grande São Paulo, que está desenvolvendo um projeto de formação de professores não indígenas para concretizar em seu município as diretrizes da Lei 11.645. Ela pretende inaugurar o seu curso com uma video-conferência com lideranças/professores indígenas. Tem os recursos tecnológicos em seu local de trabalho. Mas precisa localizar alguns (3 a 4) indígenas que tenham recursos de internet (pc/note book com skype) para viabilizar a video-conferência.
    Na sua proposta, as lideranças e/ou professores indígenas falariam sobre a situação contemporânea dos povos indígenas no Brasil, desafios, perspectivas, como contar a história indígena para crianças não indígenas, etc. Vocês teriam condições de participar? Para isto seria necessário marcar uma data (preferencialmente 7 ou 8 de maio próximos), entre 18 a 20 horas (horário de Brasília). A dinâmica sugerida seria uma fala inicial de cada indígena participante (10 a 15 minutos) e depois um diálogo com os professores participantes.

    Que acham da idéia? Seria possível contar com a participação de algum/uns de vocês?
    Aguardo o retorno

    att.

    Maurício Fonseca

    20, abril 2012, 5:57pm  -  
    • Micheli -  

      Ola Mauricio.. Achei otimo sua ideia e obrigado por nos convidadr, se precisar de ajuda estou a disposição… Atima

      23, abril 2012, 10:17am  -  
    • Federico -  

      Voc est de parab ns pelo seu trabalho. Como puciiblt rio tenho que adimitir que voc uma pessoa de real valor para a sociedade! Muito sucesso e Feliz ano novo!!

      16, julho 2013, 9:26am  -  
  6. Camila Botelho -  

    olá sou camila,estudante do magistério e tenho um trabalho sobre os índios, costumes,alimentos,a utilização de ervas medicinais e cuidados com a saúde.Se possível me responder fico grata. obrigada dês de já

    25, abril 2012, 1:52am  -  
    • Sabrynna -  

      Oi Camila, teremos o maior prazer em responder suas perguntas, e desde já aguardamos…
      Saudações indígenas….

      25, abril 2012, 11:34am  -  
  7. Laiane Oliveira -  

    Minha professora está falando muito da cultura indigina e ela disse que vai levar agente na sua aldeia maas eu não tenho certeza se eu vo talvez minha mãe não deixe maas se eu for vou adorar conhecer a cultura indigena ela disse que foi ao encontro das tribos o ultimo final de semana. Espero ir conhecer as suas culturas.

    25, abril 2012, 9:15pm  -  
  8. Letícia de Souza -  

    Estou amando aprender + sobre a cultura
    Indigina, e em breve estarei ai para presencia – los

    30, abril 2012, 11:17am  -  
  9. Alex Chagas -  

    Bom Dia,

    Gostaríamos de lhe fazer uma proposta, caso tenha interesse em conhecê-la pedimos a gentileza de que entre em contato conosco pelo e-mail divulgacao@jurua.com.br.

    Atenciosamente,
    Alex Chagas
    Juruá Editora

    03, maio 2012, 10:36am  -  
  10. MathOFGamer -  

    OI como vai vc?

    31, maio 2012, 9:33am  -  
  11. Hilda -  

    Olá!
    Gostei da página e gostaria de manter contatos.

    08, junho 2012, 8:10am  -  
    • Marina Cândido Marcos -  

      Olá Hilda,
      Seja bem vinda!
      Mantemos contato!
      Qualquer dúvida, sugestão, etc.. estamos por aqui! Grata pela visita!

      Grata!

      11, junho 2012, 11:53pm  -  
  12. Fernanda Poscai -  

    oi , me chamo fernanda tenho 9 anos sempre gostei da cultura indígena poderiam me passar mitos e suas tradições para meu msn é fernandaposcai2hotmail.com

    16, junho 2012, 9:26pm  -  
  13. Fernanda Poscai -  

    Desculpe errei meu msn é fernandaposcai@hotmail.com

    16, junho 2012, 9:27pm  -  
  14. Fernanda Poscai -  

    gostaria de dizer que amei seu site

    16, junho 2012, 9:28pm  -  
  15. Leticia Silva -  

    Quero manter contato e saber como posso divulgar este projeto nas escolas da minha cidade. Um abraço!

    31, agosto 2012, 12:22am  -  
    • Marina Cândido Marcos -  

      Olá Leticia Silva,

      Agradecemos o interesse em divulgar nosso trabalho! Fique à vontade em mostrar o portal na escola, esse é o objetivo mesmo do projeto, levar a verdadeira cultura e história indígena para as escolas.
      Abraços

      03, setembro 2012, 11:59pm  -  
  16. Leticia Silva -  

    por favor deem uma ajustadinha no relógio do site, pois meia noite e 22 está marcando meio dia e 22… um abraço!

    31, agosto 2012, 12:24am  -  
  17. FABIO LUIS GONÇALVES DA SILVA -  

    É um prazer falar com vocês, quero e vou fazer uma tatuagem indigena, mas gostaria de um desenho que represente o espirito guerreiro indigena, não tenho nenhuma referencia, por isso lhes peço que, se possivel, me enviem uns desenhos.
    Desde já agradeço e um forte abraço
    Atenciosamente,
    Fábio Luis.

    21, setembro 2012, 2:27pm  -  
  18. ANDREA -  

    Oi,boa noite!Meu nome é Andrea,faço parte do CEC(conselho escola comunidade),aqui no Rio de Janeiro e o que tenho muito orgulho de dizer:sou neta de Índia,meus parentes maternos que vivem na Aldeia Irajá e Caeiras Velha no Estado do Espírito Santo.Amo e defendo o povo indígena,sempre que posso participo de eventos a favor do ÍNDIO,e desde já quero parabenizá-los por terem feito um portal tão importante,instrutivo,contando toda a história e sabedoria indígena,estou muito feliz e orgulhosa de ter sangue indígena correndo em minhas veias!
    AGUARDO CONTATO DE VOCÊS,GRANDE ABRAÇO DE ANDREA,NETA DE ÍNDIOS COM MUITO ORGULHO!!!
    AHHH SE POSSÍVEL ME ENVIE UM DESENHO DE ROSTO ÍNDIGENA POR E-MAIL,AGRADEÇO.

    22, setembro 2012, 1:06am  -  
  19. MARCIA VIEIRA DA SILVA -  

    olá! é um prazer poder deixar minha mensagem. Sou Márcia Kambeba, indígena da etnia Omágua/Kambeba do Amazonas, Alto Solimões, sou Mestra em Geografia e meu objeto de estudo é o povo indígena, estudei meu povo, sua territorialidade e sua identidade que lhe dá a autonomia de ser quem é, e ter orgulho de ser indígena de ser Kambeba. O nome Kambeba na língua Tupi significa cabeça-chata e viviam à margem da várzea amazônica… por muito tempo silenciamos nao só nosso canto, mas ficamos silenciados tambem da história oficial. Mas, retornamos, lutando pelo nosso territóio, o terriotório ancestral e pelo resgate da nossa cultura, com os cantos, danças, rituais, grafismos e seus significados, a língua mãe do tronco Tupi… numa reafirmação étnica. Para afirmar que somos sim, o povo Omágua/Kambeba, o povo das águas. No meu trabalho mostro tudo isso e os sítios arqueológicos que guardam memórias e registros dos nossos ancestrais. Hoje luto, para mostrar tudo isso, através de um documentário, espero conseguir patrocínio antes que o nosso tuxaua de 94 anos venha a falecer, voltar aos braços de TUPÃ. Um forte abraço a todos os parentes indígenas que estão nessa luta de levar a imagem indígena, seu valor, sua importancia paa a formaçao do povo brasileiro. Marcia Kambeba!

    02, outubro 2012, 3:06pm  -  
  20. Marilia Carvalho e SIlva -  

    Oi pessoal,
    eu sou do Tocantins e atualmente estudo na Italia.
    Um casal de amigos meus estao esperando um filho e me pediram para escolher um nome indigena (eles nao sabem o sexo e entao tenho que sugerir um nome masculino e um feminino). Infelizmente eu nao conheço nomes indigenas, pelo menos nao os significados. Vcs poderiam me ajudar? queria saber mais sobre os nomes indigenas e alguns exemplos.. Obrigado

    09, outubro 2012, 11:15am  -  
  21. adelane messias -  

    Adorei e quando vir esse site pois tenho muita curiosidade ao respeito dos costumes tradições dos indígenas. Sou fascinada nos trabalhos manuais e nas suas medicinas.Estou com um trabalho para fazer com meus alunos e gostaria de saber como surgiu essa tradição de vocês pintarem o corpo e para que serve essa pintura.Desde já agradeço e espero ansiosa a resposta

    16, outubro 2012, 6:05pm  -  
  22. Ian Lima -  

    Olá, onde, por favor, eu poderia conseguir o cd Cantando as Culturas Indigenas?

    Obrigado.

    13, novembro 2012, 7:21pm  -  
  23. Thaysa Crisóstomo -  

    Não tenho nem palavras para descrever o quanto sou grata pela oportunidade de conhecimento que vocês nos passam em relação a Cultura Indígena! Para mim, é inexplicavelmente agradável e linda!

    15, novembro 2012, 8:04pm  -  
    • Sebastian Gerlic -  

      Thaysa!! Valeu pela partilha!!!

      15, novembro 2012, 10:12pm  -  
    • Aracy Tupinambá -  

      Obrigada Thaysa. Seria muito bom para nós também saber sugestões suas do que podemos melhorar para que vocês tenham mais informações das quais possuem duvidas.

      16, novembro 2012, 3:33pm  -  
  24. gisele -  

    olá, gostaria de tirar uma duvida com vcs. minha tia conta que meu bisavô era descendentes de bugres, gostaria de saber como faço para saber mais sobre esses nativos.parabéns pela pagina, está muito interessante.

    27, novembro 2012, 7:25am  -  
  25. Danny Silva -  

    Olá gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de nos mostrar um pouco da cultura indígena, tem um nome indígena na qual gostaria de saber muito seu significado caso possam me mostrar ficarei grata: ” Jacupe Caraí ”
    Boa tarde;)

    13, janeiro 2013, 3:05pm  -  
  26. Jamie -  

    Hello, I am an American student and I want to help an organization that teaches technology to indigenous young people. I understand that internet=power and I am well trained in grant writing and teaching technology. If anyone knows of organizations to contact please let me know, I’d love to go to the Suroriente in Ecuador porque hablo espanol. thanks, jamesonhubbs@gmail.com

    19, fevereiro 2013, 5:37pm  -  
  27. Jamie -  

    Olá, eu sou um estudante americano e eu quero ajudar uma organização que ensina tecnologia para os jovens indígenas. Eu entendo que a internet = potência e estou bem treinado na concessão escrever e ensinar tecnologia. Se alguém souber de organizações para entrar em contato, por favor deixe-me saber, eu adoraria ir ao suroriente no Equador porque eu falo espanhol.
    Obrigado,
    Jamie

    19, fevereiro 2013, 5:38pm  -  
  28. ANA LÍCIA SANTOS PEREIRA -  

    ESTOU MUITO FELIZ PELO AUXÍLIO AOS PROFESSORES NESTE SITE, SEM DÚVIDA ALGUMA IRÁ CONTRIBUIR PARA QUEBRA DE MITOS E ESTEREÓTIPOS ACERCA DAS COMUNIDADES INDÍGENAS .ALÉM DE FAVORECER O CONTATO COM INFORMAÇÕES PERTINENTES AO CONTEXTO DE VIDA DOS GRUPOS NA ATUALIDADE.PARABÉNS!

    03, abril 2013, 7:59pm  -  
  29. Ecleir Silverio -  

    Sou professora de uma escola do município de São Paulo,Gostaria de saber se há a possibilidade de uma turma de 6ª série trocar correspondências sobre a rotina de vida das crianças indígenas, pois com a aproxifmação do Dia do Índio, gostaria que eles tivessem a oportunidade da troca de experiência com crianças da mesma idade com a intenção de prevenir pré conceitos.
    Fico no aguardo de uma resposta,
    Ecleir

    04, abril 2013, 1:30pm  -  
  30. leiticia almeida -  

    Como foi que os índios chegaran ao brasil? e quando eles chegaram?? isso é muito interresante

    16, abril 2013, 2:58pm  -  
  31. laryssa Alves -  

    Sou aluno de uma escola donato e eu gostaria de saber Como os indios descobriram o Brasil? Antes dos Portugueses? obrigada laryssa

    19, abril 2013, 10:19am  -  
  32. ana julia -  

    feliz dia do indios

    20, abril 2013, 7:57pm  -  
  33. Margarete Castilho -  

    Olá, sou professora aposentada de Língua Portuguesa e Inglês e gostaria de conhecer melhor e quem sabe trabalhar em alguma comunidade indígena. Moro em Mogi das Cruzes – São Paulo.
    Abraços,

    25, abril 2013, 8:18pm  -  
  34. tataa -  

    oiii.. parabens pelo site! tenho uma coriosidade: minha tataravó era india no maranhao, eu ainda posso ser considerada india? aguardo a resposta

    01, maio 2013, 4:58pm  -  
  35. maria -  

    A BBC apresenta um programa “My city”. Um programa ou apresentação “Minha aldeia” seria maravilhoso!

    30, maio 2013, 12:59pm  -  
  36. Caique Loiola Guimarães -  

    Olá, primeiramente parabéns pelo site riquissimo em conteúdo ingena, eu sou apenas um músico amador que levo o nome artístico de cacique e vivo na cidade grande, quero levar um pouco da cultura indigena paras as pessoas conhecerem mais e terem mais respeito do indío em si, porque todos nós temos no sangue essa lenda verdadeira, e alertar de todos os fatos que estão acontencendo na atualidade e quero ficar por dentro de novidades, se puder de alguma forma ajudar nesse meu trabalho, agradeço.

    21, junho 2013, 9:50pm  -  
  37. Lucas Soares -  

    Olá, gostei do site, bom trabalho, agora, gostaria de saber o nome de algumas Ervas/Fumo, que é usado em rituais. Obrigado!

    11, julho 2013, 10:47pm  -  
  38. Marcelo -  

    Eu quero ser um indio, o que devo fazer? mas apesar que eu sou estudado, incino medio completo, e fazendo faculdade de engenharia civil, mas queria viver nas mata com eles que devo fazer.

    16, julho 2013, 11:05pm  -  
  39. Giovanna Bernardino -  

    Queridos índios, estou cursando o 3º ano do ensino médio e até a data de hoje não sabia muito bem sobre a cultura indígena. Em um país que tem em suas bases essa cultura tão rica e incrível, é uma pena termos pouco, ou quase nenhum conhecimento sobre o assunto. Fiquei muito feliz e satisfeita de encontrar um site como esse, onde traz informações verídicas e de grande conhecimento! Gostaria de deixar meus parabéns pela iniciativa e a minha enorme admiração e respeito! Obrigada!

    07, agosto 2013, 9:35pm  -  
  40. JEAN ALEX BARARUÁ PALHETA -  

    pesquisando meu sobrenome ( bararuá ) cheguei ate seu site, mas não conseguir acessar a pergunta anterior que é a minha duvida tambem, meu avô dizia que bararuá viria de uma tribo é verdade?

    16, setembro 2013, 12:34am  -  
  41. rosi.brito.sia -  

    Olá,

    Encontrei essa música indígena no you tube e gostaria de saber se a escrita está correta:

    Tangará mirin, tangará mirin Nhamandu ouare tamarê taecha nhanderu nahderuu, nhanderu. Yvy djú yvy djú

    Obrigada!

    29, setembro 2013, 8:04pm  -  
  42. stefani e luzia -  

    oi meu nome eh Luzia
    e o meu eh Stefani
    ola!!!!
    gostei mt do site de vcs

    03, outubro 2013, 11:30am  -  
  43. maria alves da silva -  

    ola bom dia ,sou maria ,sou india tabajara moro em Poranha no ceará,tnho muito orgulho de ser india de viver minha cultura junto com meu povo na minha comunidade.

    23, outubro 2013, 7:52am  -  
  44. Andressa -  

    Ola, meu nome é Andressa, sou estudante de pedagogia da Universidade Federal Fluminense, em primeiro lugar gostaria de parabenizar o site, pois é muito bom , em segundo gostaria de pedir uma informação não sei se poderão me ajudar, estou no inicio da minha monografia, e gostaria de escrever sobre literatura infantil indígena, e seus autores indígenas, o meu problema é naõ encontrar tantos materiais que falem sobre essa temática, pelo pouco que li, estou apaixonada…desde já agradeço, abraços!!

    23, outubro 2013, 2:17pm  -  
  45. Tathy -  

    Olá, estou trabalhando com literatura infantil indígena, irei analisar uma obra de Daniel Munduruku, gostaria de saber se vocês tem o endereço eletrônico dele? Aguardo retorno.

    Att.

    01, novembro 2013, 11:04am  -  
  46. Janethe Fontes -  

    Olá!! Eu sou escritora e o meu livro mais recente, que está em andamento, tem grande parte da história narrada na floresta amazônica. Gostaria de saber da possibilidade de tirar algumas dúvidas por e-mail. É possível?

    Aguardo retorno.

    Muito obrigada e parabéns por este ótimo trabalho!!

    11, dezembro 2013, 10:27am  -  
  47. Cristina Prado -  

    Olá. Sou Cristina, amo muito essa cultura, esse povo, sua história e outros tantos motivos mais. Há algum tempo estou planejando personalizar minha casa e, entre outras culturas que quero ressaltar na minha casa está a cultura indígena que é uma das que mais amo e respeito.
    Para isso, gostaria de pedir a ajuda e os conselhos de vocês sobre como posso crias no espaço que tenho uma aldeia indígena. Infelizmente meu espaço é pequeno, mas nada que possa impedir de realizar meu espaço natural com simplicidade e amor. Obrigada. Aguardo uma resposta se possível.
    Cristina

    10, fevereiro 2014, 1:07pm  -  
  48. Sophie NH -  

    Olá… Algum índio(a) gostaria de responder a uma entrevista online ?? Estou realizando um trabalho escolar e gostaria muito de entrevistar algum… Além disso com essa entrevista posso conhecer um pouco mais sobre a tão rica cultura indígena… Entre em contato : liz.suza@yahoo.com

    01, março 2014, 6:34pm  -  
  49. Ana Lucia De Almeida Silva -  

    eu tenho sangue de ÍNDIO.que Deus guarde a todos ,meus colegas me chama de ÍNDIA, amo esta cultura?

    06, março 2014, 8:30am  -  
  50. Antonio Alves -  

    Eu Mechamo Antonio ,COMO FAS PRA CASAR COM INDIA (062(93781520

    08, março 2014, 8:44pm  -  
  51. Miguel da Silva Guimarães (Tenetehara) -  

    Na busca pela identificação de descendentes indígenas para a inclusão do nome do seu nos documentos pessoais. Com isto poderemos fortalecer o exercito de participantes no movimento social. Se esta instituição tem interesse nesta investida. Dê-me novas informações.
    Este trabalho de inclusão dos nomes nos documentos pessoais será feito de forma juridica.
    Então, estão convidados a participar todos os que tem certeza ou noção de que tem ancestrais indígenas no estado do Pará. os que são de outros estados, fica mais fácil se forem movidas as ações nos respectivos estados. mas prestamos as devidas orientações.
    Meu email: paludigue@yahoo.com.br fone:9189191107(tim)

    20, maio 2014, 7:28am  -  
  52. laisa kaingang -  

    Feliz dia do: é pra copiar?
    Feliz dia do: há é só um professor!
    Feliz dia do: a culpa é do professor!
    Feliz dia do: porque você escolheu ser professor se ganha tão pouco?
    Feliz dia do: estuda meu filho mas, nem pense em ser professor!
    Feliz, mas feliz dia daquele que: Todos os dias acorda cedinho…
    Feliz, mas feliz dia daquele que: recebe toda manhã os teus filhos com muita alegria!
    Feliz, mas feliz dia daquele que: é confidente, é pai,é mãe,é amigo….
    Feliz,mas feliz dia daquele que: tem na na escolha uma vocação e não uma profissão!
    Feliz, mas feliz dia daquele que:tem mais de 50 filhos!
    Feliz, mas feliz dia daquele que:é o maior responsável por formar os doutores da vida!
    Feliz, mas feliz dia daquele que: sabe que ser professor é a maior honra da vida!
    Feliz, mas feliz dia daquele que: tem o maior orgulho de dizer que faz oque faz por amor e também pela dor, mas a melhor dor do mundo!
    Feliz dia daquele que: recebe o mais singelo dos presentes dos seus filhos, mas com certeza esse presente vem cheio de sinceridade, admiração e respeito!
    Feliz dia do Professor Profissionais por excelência!!!! (laisa kaingang)

    15, outubro 2014, 8:37pm  -  
  53. laisa kaingang -  

    queria ver se posso enviar meus poemas pra voces, sou kaingang da terra indigena guarita do RS, sou bióloga e especialista em educação indigena, amo escrever poemas sobre as nossas questões!!! obrigada!!

    15, outubro 2014, 8:39pm  -  
    • Sebastian Gerlic -  

      MANDE SIM!!!!!!

      24, outubro 2014, 4:11pm  -  
  54. Rodrigo do Canto Rueda Ruiz -  

    Ah o nome de minha bisavó era Jacira onde fui criado no interior de sp onde o peixe para por pesquiza descobri que viviam os payaguas indios canoeiros

    30, outubro 2014, 3:40am  -  
  55. vitoria e melissa -  

    ola indios, nos somos da escola E.B.Mdonicia maria da costa e nos sempre quisemos ser um idio pq nao precisamos nos preocupar com roupas,kkkk,e nos achamos muito legal falar com um indio.OMG.
    THCAU.

    06, novembro 2014, 12:35pm  -  
  56. maria teresa cesar -  

    Gostei muito da ideia desse site. Sou professora e as crianças são muito curiosas a respeito dos índios.

    Parabéns para vocês!

    15, abril 2015, 8:55am  -  
  57. Fabiola -  

    Sou Professora de Artes e pesquiso a cultura indígena para que meus alunos conheçam mais sobre este povo que é o nosso Brasil! Eu vi alguns arquivos de música mas seria necessário ter junto as letras, é possível enviar letras de música indígenas?
    Agradeço e parabéns pelo trabalho.
    Profa. Fabiola
    fabiolaweb@gmail.com

    20, julho 2015, 10:45am  -  
    • Sebastian Gerlic -  

      Querida:
      O Nhenety Kariri-Xocó tem no blogue dele algumas letras … Eu terei algumas daqui a seis meses, das músicas Tupinambá….

      20, julho 2015, 5:30pm  -  
  58. Angela Lobo -  

    Onde posso encontrar um dicionário de idioma(s) indígena(s)?

    24, julho 2015, 8:21pm  -  
  59. Angela Lobo -  

    Há muito tempo procuro comprar um dicionário de idioma(s) indígena(s). Onde posso encontrar?

    24, julho 2015, 8:22pm  -  
  60. JANETE NEVES ALMEIDA -  

    SOU GRADUADA EM HISTÓRIA E APAIXONADA PELA CAUSA INDÍGENA. MORO EM PORTO SEGURO E TENHOS ALGUNS TRABALHOS ENVOLVENDO O TEN[MA INDIGENA. DESENVOLVI UM ARTIGO SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO ENVOLVENDO A RESERVA DA JAQUEIRA DESTACANDO O PAPEL DAS MULHERES NA FUNDAÇÃO DA RESERVA E UMA MONOGRAFIA SOBRE O PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DA RESERVA DE COROA VERMELHA TAMBÉM EM PORTO SEGURO E SOU MESTRANDA EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E PRETENDO DAR CONTINUIDADE A ESSA TEMÁTICA AGORA COM E EDUCAÇÃO INDÍGENA NA RESERVA DA JAQUEIRA.SE ALGUÉM SE INTERESSAR TENHO UM VASTO MATERIAL A DISPOSIÇÃO E AO MESMO TEMPO ESTOU A DISPOSIÇÃO EM RECEBER LITERATURA SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO INDÍGENA.
    GRATA, JANETE LMEIDA

    19, agosto 2015, 12:51am  -  
  61. Tamara -  

    Olá, boa tarde.
    Estudo História e fico super encantada com as histórias dos povos Indígenas.
    Quero fazer uma visita para a Comunidade Raposa Serra do Sol e a Aldeira São Jorge mas estou estudando como chego nos dois lugares de Boa Vista…
    Será que alguém sabe me informar?

    18, setembro 2015, 5:07pm  -  
  62. Marcelo Vinicius -  

    Olá prezados,

    Preciso de um esclarecimento.

    Sabe me informar se há alguns símbolos indígenas da região baiana ou da região do Brasil? Não digo as pinturas corporais, mas um simbolo desenhado como se fosse um mandala, ou não tem? Só há ricos de pinturas corporais com seus significados, não há nenhum simbolo, como os símbolos africanos ou indígenas norte americanos? Vejo muitos símbolos de índios norte americanos e povos da Africa etc.Não há nenhum símbolo de indígenas do Brasil?

    Fraterno abraço

    30, novembro 2015, 11:57am  -  
  63. Vitor Pirralho -  

    Olá, sou de Maceió-AL. Sou rapper e meu som é baseado na cultura antropófaga, no Manifesto da Antropofagia lançado por Oswald de Andrade no começo do século XX, que tinha como base cultural o ritual praticado pelos indígenas canibais que devoravam seus inimigos com o intuito de se tornarem mais fortes.
    No meu web site há a possibilidade de fazer o download dos meus dois discos. O Pau-Brasil é bem mais em cima dessa linha que acabei de descrever acima. E ele tem uma música, Tupi Fusão, que foi regravada no disco mais recente de Ney Matogrosso. Bela interpretação!
    Abraço.

    30, novembro 2015, 9:36pm  -  
  64. bruno sa marques -  

    A minha bisavo era india, eu sempre senti outros mundos na natureza a chamarem por mim, gostava de aprender mais e sentir mais,interesso-me imenso pelos direitos dos indios e sinto tambem que parte da minha identidade esta na sua cultura e gostava de aprender mais.Infelizmente vivo em Portugal e estou longe.Mas gostava de ter contacto, com uma tribo que gostasse de criar uma amizade e partilhar os seus conhecimentos artisticos e espirituais.E o meu sonho.

    14, dezembro 2015, 4:10pm  -  
  65. Andréia -  

    Gostaria de saber mais sobre uso do rapé indígena na visão de vocês.

    26, janeiro 2016, 3:57pm  -  
  66. KA -  

    Olá, parabéns pelo site, gostei muito, só alegria!
    Gostaria de manter contato e poder ajudar de alguma forma, trocar ajudas. Em breve estarei iniciando uma vivencia em uma aldeia indígena e gostaria de entender, aprender mais e quem sabe algum dia estar unindo as forças e alegrias com todos os seres dessa terra.

    Agradecida desde já.

    18, fevereiro 2016, 10:38am  -  
Comentários fechados para este post