Filho ou neto de Índio = índio ou não índio?



Há uma certa dúvida para aqueles   que moram em cidades, ou em grandes regiões metropolitanas, quem é o verdadeiro índio? Será que precisa ter um registro ou carteira indígena  pra ser índio de verdade? Será que precisa morar em oca ou afastado da civilização? Há vários estudos antropológicos que procuram entender e explicar esse assunto tão polêmico, que com o lançamento do vestibular indígena e processos seletivos  com exigência de o indivíduo possuir a certidão indígena é que instigou a buscar respostas para estas questões, afinal, como disse o trabalhador Francisco Barbosa de Almeida Lima ( não indígena, porém esposo de indígena: “No momento de obtenção de privilégios de atendimento especiais, como auxílio maternidade, vestibular diferenciado entre outros, todos querem ser indígenas, mas na hora de lutar pela causa, todos são apenas Brasileiros, que possuem parentesco indígena bem distante (um pai, avó ou avô ou bisavó, sempre deixando bem claro a menor hipótese de ser indígena nato!” . O que temos certeza é que a identidade pessoal e assumida é que responde na maioria das vezes sendo comprovada pela natureza familiar do indivíduo, seja ele negro, branco, ou pardo e etc. Sabemos, que no Brasil a mistura de raças é espetacular e que a genética muita vezes é incompreendida. Cabe a cada um de nós  descobrir nossa verdadeira identidade. Eu sou indígena da etnia Taurepang, filha de índio com maranhense e você?

crianças taurepang

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em rascunho



7 Comentários

  1. Yasmini -  

    ser índio nada mais é do que se auto-declarar INDÍGENA, tendo o RANI ou não, no mais ter consciência de suas raízes e de seus antepassados e saber o valor histórico e emocional que são passados de geração a geração pelas história contadas geralmente pelos mais antigos, é importante ressaltar que ser indígena não é só queres usufruir vantagens que o RANI traz e sim ter orgulho de dizer em qualquer lugar que você é ÍNDIO e tem seus valores firmados nas lutas contra o preconceito que seus parentes viveram e ainda vivem!

    GOSTARIA DE PARABENIZAR ESTE ARTIGO E TODOS OS COLABORADORES QUE AJUDAM A MANTER ESTE TIPO DE ASSUNTO EM DEBATE.

    09, novembro 2011, 8:17am  -  
    • Sabrynna -  

      Cara Yasmini, o propósito do site é esse despertar interesses pela causa indígena de forma geral, e instigar você a descobrir sua própria identidade. Abarços…

      11, novembro 2011, 8:13am  -  
    • Khalid -  

      Es fundamental que la lrirtateua y el conocimiento se adapten a las nuevas tecnologedas y el proceso de digitalizacif3n de libros que se esta llevando a cabo en la red es inmenso, como debe ser.Hoy en deda podemos leer cientos de libros online gracias a todas esas biliotecas online sin fines de lucro que fomentan la cultura y el conocimiento universal.Muy buen sitio.Felicitaciones.SaludosGustavo

      17, julho 2013, 12:33pm  -  
  2. maria clara -  

    Ótima matéria! è certo que devemos saber nossa verdadeira indentidade, pois afinal o Brasil sempre foi dos povos indígenas, e eu ou outra pessoa somos por fim direta ou indiretamente seus descendentes…. Parab´[es boa discussao….

    27, setembro 2012, 10:42am  -  
  3. Ismael Paranaguá -  

    Boa noite! Sou natural do município de Conceição da Barra, litoral do Espírito Santo. A historia do meu município relata a chega dos índios pelo litoral e sua fixação no estuário do Rio Cricaré, em um bairro hoje denominado Bugia. Inclusive o nome do rio na linguagem tupi-guarani que dizer o dorminhoco. Meu sobrenome é Paranaguá e meus descendentes possuem traços indígenas e gostaria de saber a origem desses índios do meu município e a relação do meu nome. Em qual tribo eu me encaixo? Como posso saber a origem real?

    19, outubro 2013, 9:26pm  -  
  4. kassilene -  

    sou bisneta de índio canibal , porem minha mãe é de pele clara mais neta de índio , já meu pai é negro , qual é minha raça , sou negra ou índia ?

    05, fevereiro 2015, 3:02pm  -  
    • Aracy Tupinambá -  

      O que é ser indígena para você ?

      24, fevereiro 2015, 9:37pm  -  
Comentários fechados para este post