19 de Abril é dia do Índio? Ou é mais um dia de vários outros dos Povos Indígenas?



Peço desculpas ao meu amigo, mais hoje um amigo meu me provocou com um parabéns e uma pergunta: “Ed, parabéns pra você pelo dia de hoje (19 de Abril – Dia do Índio)”. Eu respondi: Meu caro amigo “F”, muito obrigado, hoje não é apenas meu dia, e sim de todos os mártires indígenas. Pois eles que precisamos lembrar sempre, os quais deram suas vidas por nos indígenas que ainda vivemos nesta terra. Mais não posso deixar de destacar que o nosso dia não é apenas no dia 19 de Abril, pois nosso dia é todos os dias, porque vivemos um dia após o outro de constante lutas e retomadas por nossos direitos constitucionais.

Embora tenham dias que ganhamos e tem dias que perdemos mais nossas perdas vai ser sempre o combustível que vai nos impulsionar para ir além, pois somos guerreiros e perseverantes.

Mais você sabe de fato porque é dia 19 de Abril? “Não sei não, só sei que é dia do índio!” Pois então senta ai que eu vou te explicar: O dia 19 de Abril de 1943 foi criado pelo Presidente Getúlio Vargas, através do Decreto de Lei nº 5.540. Porque durante a realização do I – Congresso Indigenista Interamericano no México, em 1940, os representantes de diversos países americanos decidiram convidar os indígenas, tema central do Congresso, para o evento. Entretanto, a comissão encarregada de fazer o convite encontrou resistência por parte dos indígenas, pois não era pra menos uma vez que já estavam habituados a emboscadas, perseguições e traições, mantinham-se afastados das reuniões, de nada valendo os esclarecimentos e tentativas dos congressistas.
Dias depois, convencidos da importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os indígenas resolveram comparecer em massa, e nesse dia era 19 de Abril de 1940.
Essa data por sua importância na história indígenista das Américas, foi dedicada à comemoração do Dia do Índio. No entanto mensuro mais uma vez que o dia 19 de Abril, não é o dia do Índio, o mês de Abril não é o mês do Índio, mais de uma coisa temos a certeza absoluta. Todos os segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos são de todos os povos indígenas, até o Brasil é dos povos indígenas. Mais infelizmente nos roubarão, mas vamos reconquistar nossos diretos.
Não podemos esquecer que os primeiros habitantes desta terra chamada Pindorama eram dos povos indígenas, quando os portugueses invadiram o nosso país em 1500, os indígenas já estavam aqui e vínhemos lutando no seu dia-a-dia desde ai, depois de varias emboscadas, massacres e etc… não é apenas mais um de 19 de Abril, mais sim data essa de 1500 que está cicatrizada em nossas mentes, já mais esqueceremos e que os invasores vão lembrar-se de nós querendo ou não. Porque desde ai que nossos antepassados morreram por nós, lutando bravamente por defender nosso povo, nossas terras, nossas famílias e nossos direitos constitucionais, eles vão está sempre conosco para continuar a luta.
As mesmas leis que aprovaram nossos Direitos Constitucionais, são as mesmas que querem usurpar nossas conquistas, mais já mais vamos deixar.
Chega de tanta violência contra nós povos indígenas, pois somos guerreiros e a luta por um país justo e democrático está por vim, pois temos a sabedoria divina e os “Homens Brancos” tem muito o quê apreender conosco, pois eles nem sabiam o quê era um banho.
O “Branco” aprendeu a tomar banho vendo os indígenas tomar banho no rio, antes os portugueses passava somente um pano úmido no corpo, agora aprendeu o quê é um banho.
O mundo está ai a beira de um colapso natural, efeito estufa, vulcões, trovoadas, e etc… então os egoístas têm muito que aprender, para que vejam as alternativas viáveis para um futuro melhor do planeta.
Porque se eles continuarem a destruir a natureza do jeito que vem devastando tudo, a humanidade está perdida.

Edcarlos (Carlinhos – Pankararu) – São Paulo – SP

edpankararu@yahoo.com.br

No tags for this post.


Matérias recentes publicadas em: Ajudando o Professor



Clique aqui para ver todas as matérias em Ajudando o Professor



2 Comentários

  1. Geórgia Carneiro -  

    Olá, boa noite!! Parabéns Edu por continuar fazer valer a veradeira imagem de guerreiro do indíos, você descreve com propiedade a realidade enfrentada pelos indíos , realidade esta de muitos … negras ,negros, excluídos, mulheres ,vítimas de uma sociedade capitalista, segregadora e preconceituosa.

    08, março 2012, 8:21pm  -  Responder →
    • Geórgia Carneiro -  

      onde lê propiedade, leia-se propriedade.

      08, março 2012, 8:23pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →