Índios no Brasil – Nossas terras, Filhos da terra e Do outro lado do céu



Nos últimos 20 anos a maior parte das notícias sobre os índios foi sobre a questão de terras, o maior problema na relação entre índios e brancos. Muita gente diz que “o índio tem muita terra”. Os grandes territórios indígenas se encontram na região amazônica, e correm o risco de se tornarem as únicas reservas florestais deste país. Em compensação, nas áreas mais colonizadas, os índios perderam quase tudo e travam uma luta incessante para a reconquista do espaço necessário ao crescimento de suas populações.

Como os índios se relacionam com os seus territórios ancestrais? O uso sustentável dos recursos da natureza é um conceito milenar das populações indígenas. Agora, ingressando na economia de mercado, muitos povos desenvolvem experiências de desenvolvimento sustentável com a exploração não predatória dos recursos da floresta, inspirada na filosofia dos seus antepassados.

A religiosidade e o sentido místico da cultura indígena, tendo como referência as tribos Yanomami (RR), Pankararu (PE) e Maxacali (MG). No caso da tribo Maxacali, o índio José Ferreira discorre sobre o conceito de religiosidade para a sua etnia. Acreditam em seres espirituais bons, que vivem acima do céu, e ruins, que vagam pela terra. Os bons protegem os índios da tribo e exterminam doenças. Os xamãs da tribo Yanomami, verdadeiros “médicos espirituais” tratam da relação do mundo dos homens e com as forças da natureza. Também são mostradas as festas realizadas pela tribo Pankararu, onde os índios invocam os espíritos encantados que os protegem.

A série Índios no Brasil é de domínio público

Diretor: VINCENT CARELLI
Edição: TUTU NUNES / EDITOR
Realização: TV ESCOLA, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em rascunho



3 Comentários

  1. manchas no rosto -  

    Mas que incrível qualidade encontrei nos posts muito bem redigidos desse blog. Finalmente achei o que precisava saber sobre isso de uma forma concisa e direta. Já guardei nos favoritos seu blog e irei visitá-lo daqui em diante.

    04, novembro 2011, 9:25am  -  
    • Sabrynna -  

      Obrigada pelo reconhecimento! Estamos trabalhando para que os posts sejam sempre de qualidade, e que supram a curiosidade sobre os povos indígenas. Seria bom que você compartilhasse com seus amigos e parentes sobre esse novo endereço de cultura, identidade e saberes tradicionais. Saudações indígenas….

      17, novembro 2011, 9:05am  -  
  2. Alex Makuxi -  

    Grande Lider dai Kopenawa. Grande Guerreiro do povo Ianomamy

    16, dezembro 2011, 11:01pm  -  
Comentários fechados para este post