Brincadeiras Indígenas



Crianças Indígenas Brincando - O Coletivo é sempre o melhor

Você já observou uma criança à brincar? Todas crianças tem um jeito diferente de lidar com seus brinquedos. As crianças indígenas brincam de acordo com cada realidade, o humor, a graça da brincadeira se dá por meio do coletivo.

Observar as tarefas realizadas pelos pais, traz a inspiração para a criança indígena torná-la uma atividade agradável. Embora as crianças se alegam ao ganhar uma boneca, um carrinho de brinquedo, ou um Vídeo game, e no meio das outras que as melhores brincadeiras surgem.

Em uma aldeia que fica próximo a um rio, a alegria das crianças indígenas se dá na água, banhando e brincando de pega-pega, brincando de pescador, de seres da natureza, de tudo que vier a cabeça. Em aldeias em lavrados ou cerrados, as brincadeiras das crianças se dá por meio da caminhada de cavalos, de brincar de Vaqueiros, brincar de caçador, de ir campear o gado dos pais brincar de quem tem a roça maior. Muitas outras brincadeiras vem a cabeça, quando por exemplo as aldeias são em regiões de matas, uma das mais populares é de o melhor caçador, desde cedo as crianças se esforçam para ter o mérito de um bom manuseador de arco e flecha. As habilidades das crianças em correr, em pular, e cantar desperta outras formas do lúdico indígena. Uns mais habilidosos que os outros.

O contato com a natureza traz um complexo de brincadeiras para as crianças indígenas, a admiração pelos astros é um exemplo disso, observar as estrelas, a lua e o sol faz com que as brincadeiras tenham mais ânimos.

Crianças Indígenas Voltando da escola

Observando assim, observa-se que o lúdico da criança indígena está em grupo, alegria de brincar não se encontra em uma sala, ou a uma TV, mas sim no coletivo de criança que cada aldeia tem.

No tags for this post.




Clique aqui para ver todas as matérias em Atualidade



9 Comentários

  1. BRUNA -  

    ACHEI MUITO LEGAL.
    TIREI TODAS AS MINHAS DÚVIDAS.
    ADOREIIIIIIIIIIIIIIIII.
    :)

    17, setembro 2013, 6:39pm  -  Responder →
    • Marina Cândido Marcos -  

      Que bom Bruna!
      Fico feliz em saber que gostou do site.
      Abraços

      26, setembro 2013, 8:11pm  -  Responder →
  2. rodrigo -  

    muitom bunito!

    15, abril 2014, 7:30pm  -  Responder →
    • João Vitor -  

      bonito com u ?

      09, julho 2014, 7:54pm  -  Responder →
    • João Vitor -  

      Gostei muito dessas brincadeiras ajudou muito na minha pesquisa talvez algum dia desse eu vá brincar com os meus colegas na escola Valeu mesmo
      João Vitor

      09, julho 2014, 7:56pm  -  Responder →
  3. izadora -  

    ADOREI VER ISTO E MUITO LEGAL E ME ENSINA BASTANTE???????????

    25, agosto 2014, 1:04pm  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Nos sentimos felizes por saber que podemos contribuir com sua educação escolar, moral e cívica, pois é sinal de que nosso objetivo está sendo alcançado. Repasse as informações que você agora conhece a todos aqueles que fazem parte da sua vida social e familiar, pois quanto mais pessoas conhecerem a real história dos povos indígenas, seremos mais respeitados e valorizados, erradicando o preconceito cultural em nosso país que é tão miscigenado.
      Saudações Indígenas…

      25, setembro 2014, 10:12am  -  Responder →
  4. gabi -  

    Muito legal esse site d+

    21, outubro 2015, 12:19pm  -  Responder →
  5. gabi -  

    Eu quero falar com um índio

    eu estou estudando as brincadeiras, costumes, comida, dança e música

    me dá umas dicas

    21, outubro 2015, 12:21pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →