Uma outra versão da “descoberta”



“Os portugueses descobriram o Brasil!” É com essa frase que inicia a história do Brasil. A descoberta do Brasil em 1500, mais precisamente em 26 de janeiro, com o português chamado Vicente Pizón, e seus homens chegaram a uma praia deserta do cabo de Santo Agostinho no litoral do Estado de Pernambuco.

Porém a “descoberta” oficial se deu com a chegada de Pedro Álvares Cabral, em 23 de abril do mesmo ano, com todo seu comando, representando Portugal.

E o que encontraram ao chegarem? ÍNDIOS, nus, com língua estranha, selvagens.

É assim que aprendemos na escola e vem reforçado pelos livros didáticos; “O descobrimento do Brasil”. Pois bem, se já havia povos habitando essa região, porque então da “descoberta”?

Isso só nos remete uma visão etnocêntrica de uma história européia e que ignora qualquer outra história, sendo a sua de maior valor. O que comporta um julgamento de valor sobre a história dos povos que aqui viviam, ou seja, sobre sua significação da vida, seus valores, conhecimentos, sua cultura.

O que mostra que outras sociedades não têm história, às vezes de maneira velada, não é outra coisa que um julgamento de valores implicando em superioridade de um modo de vida sobre o outro.

Os povos indígenas que aqui viviam tinham sua história, sua própria história, sua cultura seus costumes. E, isso não se leva em conta nos livros didáticos, colocando em posição de “inferioridade” por não estar na história.

Esse conceito usado de “descoberta” remete a uma concepção de que a história anterior a 1500 não existia. A descoberta do homem fora há milênios. Então surge a pergunta: O que foi descoberto?

Dessa forma vemos como a história dos povos indígenas está sendo velado, desconsiderando que já havia aqui uma história, uma historia que deve ser “re-contada”, para que possamos estar desconstruindo o “descobrimento”, que nega a existência da História dos Povos Indígenas.

 

 

Marina Cândido Marcos

No tags for this post.


Matérias recentes publicadas em: História



Clique aqui para ver todas as matérias em História



17 Comentários

  1. Higor Lobo -  

    Parabéns pela reflexão Marina, temos cada vez mais políticas afirmativas sendo discutidas, mas na prática pouco acontece de fato na vida dos que estão na ponta do processo, por isso a importancia de trazer a tona um debate que se não primordial, é primórdio de nossa civilização!

    24, janeiro 2012, 1:52pm  -  Responder →
  2. Marina -  

    Fico grata! Temos uma lei, que obriga o ensino ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’, porém pouco explorado em salas de aula, é importante esses debates, criticas, reflexões, só assim para mostrar a luta dos povos indígenas! Esse é o papel fundamental do grupo Índio Educa, da qual faço parte. Fico grata pelo comentário!

    24, janeiro 2012, 2:40pm  -  Responder →
  3. iveraldo pereira -  

    a educação e um direito de todos

    24, janeiro 2012, 3:39pm  -  Responder →
    • Sabrynna -  

      Você tem toda razão. Todavia que seja uma educação feita de acordo com a verdadeora história, aquela que já existia e não a que impuseram no intutito de benefiar aguns e denegrir outros!
      Estamos em busca de um país melhor, por isso através deste site procuramos contar a verdadeira história, contadas pelos próprios povos Taurepangs, Makuxis, Krahos, Kaiowas,Tupinambás, Terenas e muitos e muitos povos que lutam por um lugar ao sol que é deles por direito mas que um dia foi tomado, mas que com o passar dos tempos e com a ajuda daqueles que leem e comentam essa iniciativa, este quadro está mudando.
      Saudações Indígenas….

      24, janeiro 2012, 5:45pm  -  Responder →
  4. jairan -  

    Fico feliz por essa vhttp://jairantinguiboto.wordpress.com/quem-descobriu-o-brasil/são do site indioeduca. Sou indígena e acho o melhor site sobre indios que existe.
    Esse conceito de descobrimento está encravado na mente das pessoas e trem que ser muito bem trabalhada para ser disseminada da historia do Brasil, história essa que precisa ser mostrada que em 1500 não foi o seu início e sim uma continuação. Discuto isso em meu blog. segue o link para quem quiser entrar na discussão
    http://jairantinguiboto.wordpress.com/quem-descobriu-o-brasil/

    24, janeiro 2012, 4:12pm  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Olá Jairan,
      Ficamos Felizes em receber sua visita em nosso portal, e agradecemos por compartilhar conosco o link de seu blog e também aproveitamos para parabeniza-lo, o nosso portal tem se esforçado para trazer a nossa versão, a versão dos índios! acho que seu blog e o nosso portal tem visão inteiramente compartilhadas, e acreditamos que podemos juntos construir uma nova visão de Mundo, uma nova visão de Invasão de nossas Terras.

      Saudações Indígenas.

      25, janeiro 2012, 10:17am  -  Responder →
  5. Maria Alejandra -  

    Parabéns menino pelo site e pela matéria ” quem descobriu o Brasil”,… após 500 anos ainda se fala e até se ensina que o Brasil foi descoberto!!, ” encontro de dos mundos” como também é chamado este fato histórico, também é ridículo.. conquista parece ser mais razoável.. e o que se conmemora em alguns países suramericanos é o dia ou a semana da resistência indígena e não da descoberta..

    24, janeiro 2012, 6:52pm  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Olá professora,
      Obrigado, a nossa História Indígena ficaram esquecidas por mais de 511 anos dos livros didáticos, eu mesmo quando criança aprendir que Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil, a pergunta que nós se fazemos é: o Brasil estava coberto? Não tinha niguem aqui nestas terras quando pessoas Invasoras aqui chegaram? E mesmo depois de meio milésimos de anos, ainda é difícil expor a temática indígena na escolas, por que mesmo com a Lei 11.64/08, ainda falta prática nos professores, e até mesmo como tratar essa temática nos livros didáticos. Embora não podemos negar que muitos professores tem se esforçado para trazer essa temática para sala de aula sem desperta o preconceito nos alunos.

      25, janeiro 2012, 10:10am  -  Responder →
  6. tico -  

    Parabens Marina e continue sendo sempre assim essa surpreendente pessoa. Abraço.

    25, janeiro 2012, 12:37am  -  Responder →
    • Marina -  

      Obrigado Tico!! E vamos que vamos!!

      25, janeiro 2012, 1:34pm  -  Responder →
  7. Rogerio Xerente -  

    Verdade, a história do dito Brasil é contada a partir de 1500, e a história dos anos antecessores? O que aconteceu? é nosso história, é a história dessa terra, desse povo que aqui vivem hoje!!!!Conhece a ti mesmo, para ter saberdoria de conhecer o outro sem que este mate você…

    25, janeiro 2012, 9:45am  -  Responder →
    • Alex Makuxi -  

      Caro Rogério Xerente, Na verdade a história de nossos povos mesmo depois do ano de 1500,.foi esquecida, apagada e ingnorada. E só veio a tona quando a luta por terra apertou tanto que o movimento Indígena começou fazer pressão, a parti da decada de 70, após a unificação do movimentos Indígenas no Brasil, então nossas Histórias, ficaram em nosso povo, ficaram em nossas memórias, e é essa HISTÓRIA que nós estamos escrevendo.

      25, janeiro 2012, 10:04am  -  Responder →
  8. Nhenety Kariri-Xoco -  

    Quem descobriu o essa Terra que chamamos hoje de Brasil foram os indigenas. Para descobrir um local é necessário que se conheça sua fauna, flora, serras, rios, ter conhecimentos do meio ambiente, manter uma relação cultural e espiritual com os seres da natureza. Na época do contato dos portugueses com os indígenas em 1500 até 2012 foram encontrados várias tribos nativas desta terra, muitos foram massacrados, outros reduzidos em aldeamentos que originou o povo brasileiro. Mas ainda tem muitos povos indígenas a serem encontrados, os chamados ” Indios Isolados “, portanto o Brasil não foi descoberto ainda, tem muita coisa a ser descobertas. Falta descobrir muitas espécies de animais, plantas na Amazonia e em todo território nacional. Os índios tem os nomes em suas línguas das espécies conhecidas de seres vivos, dos lugares onde viveram. Na língua portuguesa do Brasil estar repleta de nomes indígenas em tudo, na cultura, costumes, alimentação, história etc… Abraços Nhenety KX.

    02, maio 2012, 10:29pm  -  Responder →
    • Marina Cândido Marcos -  

      Isso mesmo Nhenety!

      06, maio 2012, 6:36pm  -  Responder →
  9. Xico -  

    Olá só gostaria de aportar uma correçao ao seu texto:
    Vicente Pinzón, o primeiro a chegar no Brasil era espanhol e nao portugues, e só nao tomou posse do seu descobrimento pois pelo tratado de tordesilhas ele sabia que estas terras seriam portuguesas.
    Paranes pela iniciativa.

    05, julho 2013, 11:52am  -  Responder →
  10. Rodrigo Zanatta -  

    Os europeus não “descobriram” a América (e o brasil em particular”. Eles INVADIRAM a América (e o brasil em particular). A existência dessas terras já erra conhecida não só pelos habitantes locais, obviamente, mas por inúmeros outros povos antigos, entre eles árabes, chineses e inclusive os europeus. É esse o nó a partir do qual é necessário corrigir a nossa história… Atualmente, essa “estória” de “descoberta” do brasil é simplesmente uma mentira, e estamos fundados em uma mentira…. Parabéns pela iniciativa do site.

    16, agosto 2013, 6:07pm  -  Responder →
  11. GESSY -  

    ESSE SITE É MUITO BOM POIS, ESQUECEM A OUTRA PARTE DA HISTÓRIA. SENDO AQUI JÁ VIVIAM UM POVO, “OS ÍNDIOS”. ELES MERECEM SER RECONHECIDO.

    01, abril 2014, 3:53pm  -  Responder →

Deixe um comentário

- Você está autenticado como . Sair →